Santuário Arquidiocesano

[Artigo] Catequese – Nosso encontro com Cristo – Neuza Silveira

Nos encontros de catequese, a grande finalidade é levar ao conhecimento dos catequizandos o primeiro anúncio do Evangelho. Possibilitar a eles conhecerem, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo. Quem se encontra com Jesus, o Mestre que nos revela o Pai e envia o Espírito Santo, não tem outra escolha senão segui-lo e anunciá-lo.

Os catequistas, pessoas de fé e testemunhas do Cristo, percorrem, juntamente com os catequizandos, o caminho de fé, ajudando-os com os ensinamentos do mestre, agindo como ele agia com seus discípulos, ensinando a prática das boas relações fraternas e testemunhando o amor.

Não podemos nos esquecer de algumas atitudes que nos ajudam em nosso “ser catequista” para com os nossos catequizandos:

• Somos todos chamados por Deus a esta missão. Assim se faz necessário buscar a formação adequada, de forma continuada, para bem exercer a nossa missão em resposta ao chamado de Deus.
  • Estar de bem com a vida e ser capaz de criar relações fraternas em todos os ambientes, em um agir em que transparece a vida, o amor, a paz e o perdão em sintonia mais firme e coerente com Deus, assumindo valores que humanizam a vida de todos.
  • Fazer-se presente em um processo de formação de uma nova cultura onde homens e mulheres se empenham em construi-la de forma a permitir uma maior realização humana;
  • Estar de bem com a vida, respeitando e ajudando a desenvolver a pluridimensionalidade da pessoa humana, sua autonomia e abertura ao outro e a Deus, uma cultura marcada pelo respeito à consciência de cada um, pela tolerância.
  • Estar aberta, à diferença e multiculturalidade, na solidariedade com toda a criação, pela rejeição das injustiças e por uma nova sensibilidade com os pobres. É nessa nova cultura que se faz presente o nosso agir, a exemplo do mestre.
  • Alimentar-se da Palavra de Deus e da Eucaristia. Conhecer bem a Palavra de Deus, na Bíblia e na vida; conhecer a espinha dorsal de toda a escritura, que é o desejo de Deus de amar e salvar a humanidade. Ele, que se faz sempre presente, comunica-se conosco ao longo dos tempos, faz aliança e manda seu próprio Filho para revelar seu imenso amor por todos nós;
  • Na leitura e na escuta da Palavra sempre encontramos orientações para a vida, serenidade e força para dizer sim ao chamado de Deus. Sentimo-nos impulsionados para dedicarmos à causa de Jesus Cristo, com seu Espírito; discernimos melhor o sentido da vida. Nesse encontro com Deus podemos crescer em coragem, serenidade e sabedoria que vem da fé.
  • Colocar na prática da vida os ensinamentos da fé. O Papa Francisco está sempre nos exortando a não assumirem uma posição pessimista diante das dificuldades presentes, nem uma posição de resistência e isolamento.

O Papa Francisco nos chama a unirmos nossas forças com todos aqueles que desejam ser construtores do desenvolvimento do homem integral.

Neuza Silveira de Souza

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.