Santuário Arquidiocesano

“A vida é preciosa”: acolha, escute e cuide dos idosos

“A vida é preciosa”. Essa frase do Papa Francisco nos recorda que todos nós temos o direito de viver dignamente, sermos respeitados e viver cercados de amor. Os nossos idosos também devem ser incluídos e participar de forma especial na vida em sociedade. O olhar fraterno e misericordioso de cada um de nós pode fazer a diferença no dia a dia de uma pessoa madura. Você já pensou nisso?

O Papa Francisco sublinhou em uma das suas catequeses que “a comunidade cristã deve tomar conta dos idosos: parentes, amigos e a comunidade. A visita aos idosos deve ser feita por muitos, juntos e com frequência. Especialmente hoje em dia, o número de idosos cresceu consideravelmente. Devemos sentir a responsabilidade de visitar os idosos que muitas vezes estão sozinhos e apresentá-los ao Senhor com nossas orações”.

A meditação do Papa Francisco sobre a importância de visitarmos e acolhermos os nossos idosos, nos leva a refletir também sobre como estamos ensinando aos nossos filhos e jovens sobre o valor e a sabedoria das pessoas mais velhas?

Acompanhe, na galeria abaixo, seis reflexões para colocar em prática no seu dia a dia com os idosos!

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nesta quinta-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, e nos recorda a importância de cuidar e zelar por nossos idosos.

Conheça algumas iniciativas da Arquidiocese de BH que amparam a pessoa idosa:

A Casa Santa Zita, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, que acolhe e ampara senhoras na maturidade, oferece moradia, assistência médica, social e humana para mulheres com idade igual ou superior a 60 anos. Conheça os programas desenvolvidos pela instituição e contribua com essa importante iniciativa de acolhida aos mais velhos!

Endereço: Rua Alagoas, 315, Funcionários – Belo Horizonte/MG

E-mail: santazitacoord@providens.org.br

Clique aqui e saiba mais: https://providens.arquidiocesebh.org.br/projetos/terceira-idade/casa-santa-zita/

Pastoral da Pessoa Idosa

Criada em abril de 2004, a Pastoral tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, por meio de um processo educativo de formação continuada, tanto dos idosos quanto de seus familiares. Além disso, promove o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, o respeito à dignidade e à cidadania, a partir da realização de visitas domiciliares.

Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha
Belo Horizonte/MG