Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

Basílica Estadual das Romarias

Santuário da Padroeira de Minas: programação da Semana Santa

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais acolhe peregrinos para a vivência da Semana das Sete Dores de Maria – de 2 a 9 de abril – e da Semana Santa – de 10 a 17 de abril. O peregrino está especialmente convidado  a vivenciar momentos de oração, espiritualidade e contemplação no Santuário. É muito simples: apenas se inscrever clicando aqui.

Livreto da Semana Santa

Clique aqui e baixe o livreto

Mensagem de gratidão dos padres evangelizadores do Santuário

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, casa da Padroeira de Minas Gerais, prepara-se para viver com intensidade o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Nesse ano, desafiados por constantes conflitos que ameaçam a humanidade e procurando propor uma educação pacificadora, viveremos a Semana Maior pedindo a Deus o dom da paz. Afinal, como nos recorda São Paulo, “Cristo estabeleceu a paz pelo seu sangue derramado na cruz.” (Cf.: Cl 1, 20b). No mistério da cruz encontramos a força do amor que supera o ódio, sobrepõe à vingança e dá lugar ao perdão.

Somos gratos a Deus por nos permitir aprofundar no mistério de seu amor. Também manifestamos nossa sincera gratidão à Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, que nos presenteou com a imagem de Nossa Senhora das Dores; ao Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha (BH), que nos doou generosamente a imagem de Nosso Senhor dos Passos e ao Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz, no Barreiro (BH), que contribuiu conosco na aquisição da imagem do Senhor Morto. De igual modo, agradecemos à Rede Catedral de Comunicação; a Z2 comunicação; a Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese; ao seminarista Rômulo, aos voluntários; acólitos e leitores; aos músicos e instrumentistas; ao grupo de teatro CENARC, que nos brindou com sua dedicação; aos nossos funcionários e colaboradores que trabalham em prol da Evangelização.

Ao nosso arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, nossa reverência e gratidão pelo carinho que têm para com nosso Santuário e por participar também de nossas atividades. Gratidão aos padres que conosco estarão, aos diáconos que nos auxiliarão e aos peregrinos que conosco rezarão. Por fim, e não menos importante, nosso muito obrigado aos membros da Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade por acreditar no trabalho que aqui é realizado e nos conceder a oportunidade de realizar momentos como este.

Que a meditação da Paixão do Senhor renove nossa fé, pacifique nosso interior e nos ajude a ser promotores da paz.

Pe. Wagner Calegário de Souza

Pe. Felipe Carvalho de Macêdo