O Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus é, sobretudo, uma estrutura viva composta como uma comunidade cristã para a formação de servidores-missionários do povo de Deus. Para isso, conta com uma equipe de padres, diáconos e leigos cuja missão é garantir o aprofundamento na fé e o desenvolvimento de aptidões pastorais dos seminaristas numa perspectiva humanística e relacional.

Utilizando-se o modelo de Conselhos de Educação para a Formação, destacam-se duas categorias: Conselho de Formação Permanente e o Conselho Ampliado. O primeiro compõe-se pelo arcebispo metropolitano, reitor e formadores. O segundo, além de incorporar o conselho permanente, abarca os representantes de cada comunidade de formação (três seminaristas de cada comunidade de formação integram os chamados conselhos de comunidades), o conselho representativo de familiares de seminaristas, formadores com tarefas específicas de assessoria cotidiana e demais colaboradores convidados para a assistência qualificada nos processos e procedimentos formativos.