Paróquia

[ 01/02/2020 ] – Retiro de Início de Semestre 2020: Jonas e nós

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus vivenciou um período de retiro espiritual, ministrado por Dom Devair, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Tendo como temática: “O Profeta Jonas e nós: Fuga de Deus e de Si e eleição-vocação, o retiro teve muitos momentos propícios para silêncio, partilha e escuta. Dom Devair aprofundou no livro de Jonas com uma linguagem simples, adentrando o coração de todos presentes. Dentro da temática tratada, os seminaristas puderam meditar sobre como Jonas era um profeta parado, que não caminhava, preferindo até mesmo ficar no porão de um navio afundando a ter que fazer a vontade de Deus. Para caminhar é preciso se mover, dar-se de encontro com o próximo e com a vontade de Deus, fazendo tudo sempre com muito amor. O Bispo lembrava constantemente aos jovens que eles são instrumentos na mão de Deus e que precisamos, como diz santa Teresa de Calcutá: Ser apenas um lápis na mão de Deus. É Ele quem escreve.

“É certo, que saímos desses três dias incríveis, com um fervor maior, querendo amar mais a Deus, fazer Sua vontade e não ser como Jonas, o profeta que não se move. Agradecemos imensamente a Dom Devair, que com sua simplicidade, nos ajudou a crescer na caminhada e a ser homens mais virtuosos. ” Disse Gustavo Tayer, seminarista da etapa do propedêutico.

Vale ressaltar que entre os frutos que o retiro gerou na vida dos seminaristas, está até mesmo uma música. O Seminarista Henrique Zanola compôs durante o retiro a canção “A fuga de Jonas” que foi fruto de sua metidação e oração durante o período de espiritualidade vivenciado.

O retiro marcou a preparação para o início do semestre acadêmico, que terá início com o retorno às aulas no próximo dia 03 de fevereiro.

Padre Evandro, reitor do seminário, acolhendo os seminaristas para o retiro.

Momento de Espiritualidade Mariana

Padre Márcio Paiva, formador da comunidade São Pedro e São Paulo, proclamando o Evangelho.

Celebração Eucarística predisida por Dom Devair.

Seminaristas e padres formadores junto a Dom Devair, no encerramento do retiro.