Virada Vocacional: “A nossa vida seja instrumento para iluminar outras vidas”

O padre Evandro Campos Maria, reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, lembra que a Igreja – Povo de Deus – é toda ministerial:  leigos, evangelizadores, catequistas, ministros ordenados e religiosos têm a sua vocação. O sacerdote, durante celebração da Eucaristia no Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, no contexto da Virada Vocacional, programação dedicada à Semana de Orações pelas Vocações, convida cada um a ser “mistagogo”. Isto significa, conforme ensina o padre Evandro, “fazer a experiência do encontro pessoal e comunitário com o amor de Deus, manifestado em Jesus.”

O sacerdote cita a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial de Orações pelas Vocações  e compartilha especial convite feito pelo Pontífice: “Sonhemos o sonho de Deus. Permitamos sonhar o sonho do Evangelho”. Na mensagem, o Papa Francisco se recorda de São José, chamado de  “o grande vocacionado do Pai”. Isto porque, conforme explica padre Evandro, a vida de São José tornou-se serviço a Jesus, a Maria e à humanidade. “É o guardião da sagrada família, guardião das vocações, guardião da Igreja”.

O reitor do Sacej orienta cada fiel a se deixar encontrar pelo amor de Deus. “E este grande amor de Deus é manifestado em Jesus”.  O padre diz que esse encontro transforma modos de pensar e agir, a tal ponto que se torna testemunho. “Aqueles que passam pela experiência profunda da misericórdia do Senhor vão, passo a passo, conduzindo outras pessoas para o mesmo caminho”.

Sobre a vocação ao sacerdócio, padre Evandro sublinha que o presbítero é aquele que toma pela mão cada pessoa, cada comunidade, e vai conduzindo, levando, guiando, para que todos se abram ao amor de Deus.   “Essa bonita vocação do presbítero vai suscitando outras vocações mistagógicas. E nossa Igreja está sedenta de vocações.”  Mais que ensinar, os presbíteros, nas palavras do padre Evandro, acompanham os fiéis, “tendo cheiro de ovelhas”, expressão do Papa Francisco. “O sacerdote não ensina teoria. Busca sempre orientar para que cada vez mais pessoas sigam Jesus Cristo”. Padre Evandro acrescenta: ao estar com Jesus, configurados a Ele, todos podem investir a  própria vida para iluminar tantas outras, abatidas especialmente neste tempo de pandemia – enfermos, pobres, aqueles que passam pelo vazio espiritual, sem enxergar o sentido que há em viver. “Que nós possamos irradiar a Luz de Cristo conduzindo outros irmãos até Ele”.

Virada Vocacional

A Virada Vocacional,  programação da Arquidiocese de Belo Horizonte nesta Semana de Oração pelas Vocações, está sendo vivenciada também  no Convivium Emaús e na Catedral Cristo Rei. Clique aqui para ver a programação.