Paróquia

Plantio de Jequitibás marca centenário da Arquidiocese no Convivium Emaús

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo plantou mudas de jequitibá no Convivium Emaús, em homenagem aos padres que alcançaram a maturidade plena e aos seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), no início da noite da quarta-feira, 11 de agosto. O reitor do Sacej, padre Evandro Campos Maria, colaboradores e formadores do seminário, seminaristas e representantes dos padres da maturidade plena, que residem na Residência Santo Cura D’ars, com sede no conjunto arquitetônico do Convivium Emaús, participaram do momento especial, que integra a programação do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Junto aos jequitibás, uma placa fortalece a compreensão sobre a importância dos padres da Residência Santo Cura D’Ars, que alcançaram a maturidade plena no exercício do ministério sacerdotal, e dos seminaristas, “brotos de esperança”.

Após o plantio, o Arcebispo metropolitano, Dom Walmor, presidiu a Eucaristia na memória de Santa Clara de Assis e em ação de graças pelos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Celebração foi concelebrada pelos padres formadores do SACEJ, bem como pelos padres da maturidade da residência Cura d’Ars.

A cada dia 11, mudas de jequitibá têm sido plantadas em comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte, sinalizando o compromisso da Igreja com o meio ambiente. Por ser árvore forte e longeva, o jequitibá tornou-se símbolo das celebrações que marcam o centenário, popularizando a expressão “jubileu jequitibá”.