Paróquia
Você está em:

Núncio Apóstolico no Brasil visita o Convivium Emaús

Na terça feira, 09 de novembro, o Núncio apóstolico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, esteve presente no Convivium Emaús afim de conhecer um pouco mais as obras de evangelização presentes nesse importante centro de evangelização da nossa Arquidiocese. O núncio, que é o representante do Santo Padre no Brasil, visitou a residência Cura d’Ars, onde residem os padre da maturidade, tendo um encontro com os sacerdotes que durante tanto tempo dedicaram sua vida ao cuidado do povo de Deus na Igreja de Belo Horizonte, e que agora recebem cuidados devido à idade e as condições de saúde.

Além dos padres, Dom Giambattista pode se encontrar com os seminaristas presentes no Convivium, que fizeram na capela Coração Eucarístico de Jesus um breve momento de oração, em que foram cantados o salmo 132 e a oração da Ave Maria em italiano. Em suas palavras, o núncio destacou a criatividade da Igreja brasileira, demonstrada no Convivium Emaús, onde presbíteros, leigos e jovens a caminho do sacerdócio convivem, e a importância desta convivência para o projeto sonhado pelo Concílio Vaticano II. Dom Walmor também esteve presente no momento, juntamente aos padres formadores do SACEJ, Padre Evandro Campos, Padre Márcio Paiva e Padre André Erick.

O núncio visitou ainda as diversas instâncias do convivium, como o Saúde Sempre Mais, e a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, além da comunidade da Teologia do Seminário Arquidiocesano.

Dom Diquattro foi nomeado pelo Papa Francisco em agosto de 2020, chegando ao Brasil em janeiro deste ano. Nascido em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954, Giambattista Diquattro é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. É mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. O núncio, em visita a Arquidiocese de Belo Horizonte, conheceu, além do Convivium, o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, a Catedral Cristo Rei em construção, e a PUC Minas.