Paróquia

Missa da Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito

Na noite desta segunda-feira (20) aconteceu a Celebração Eucarística na qual os seminaristas: Daniel Marcos Ramos e Rômulo José Domingos Moreira, receberam o ministério de Acólito e os seminaristas: Gustavo Corrêa, Armindo Afonso Lopes, Faizal Jamal, Gustavo Loresnki, Leandro Moreira da Cruz o ministério do Leitorado.

A Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Nivaldo Ferreira dos Santos contou com a presença de familiares, formadores do SACEJ, seminaristas e padres convidados.

O bispo auxiliar lembrou que o Ministério de Leitor é tarefa de todos, quando olhamos para Jesus e o imitamos, a partir da escuta adequada que estimula a proclamar à Palavra.

Dom Nivaldo recordou que o Leitor tem o direito do serviço a primazia, de ensinar aos outros com fidelidade, na configuração ao Senhor.

O bispo também ressaltou o papel do Ministério de Acólito, do serviço ao próximo, da doação, do serviço ao altar, sobretudo aos mais pobres, como o vez Jesus, se esforçando permanentemente para servir ao próximo, concluiu.

No altar toda vida se derrama, o desafio para se servir com humildade é muito grande, afirmou o bispo auxiliar.

Dom Nivaldo salientou que o seminário é uma experiência importante para se banhar e se deixar apaixonar pelo Ministério da Palavra, deixando-se convencer por esta tarefa, concluiu.

Os nossos irmãos seminaristas instituídos ao Ministério do Leitorado poderão Proclamar a Palavra a todo o Povo de Deus, ‘oportuna e inoportunamente’. Assim, os seminaristas instituídos ao Ministério de Acólito poderão servir ao altar com dignidade.

Rezemos à Senhora da Piedade para que os faça fiéis proclamadores dos Santos Evangelhos.