Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes)

07h30

09h
10h30
12h
18h
20h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h30
16h45

Santuário da Padroeira de Minas recebe grupos de Folia de Reis – 5 de janeiro

Ouça o conteúdo

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais recebe neste domingo, 5 de janeiro, Festa da Epifania do Senhor, grupos de Folia de Reis. Os integrantes dos grupos visitarão os presépios do Santuário Basílica da Padroeira de Minas após a Missa das 11h, celebrada na Basílica Estadual das Romarias. Concluída a Missa, os peregrinos caminham em procissão até a Ermida da Padroeira – Basílica Nossa Senhora da Piedade, no ponto mais alto da Serra. No percurso, eles visitam o presépio recentemente inaugurado, na véspera do Natal, que fica em uma gruta do Santuário.

O presépio é formado por imagens em tamanho natural, esculturas da artista Vilma Nöel que pesam entre 300 e 500 quilos. A obra passa a integrar o conjunto paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e poderá ser visitada, a qualquer momento do ano, pelos peregrinos.

Diante das imagens, o grupo de Folia de Reis entoa cânticos e faz orações, em apresentação que une fé e cultura, fazendo referência à visita dos reis magos ao menino Jesus, conforme a narração bíblica. Formado por 50 pessoas, o grupo de Folia de Reis que visitará o Santuário é de Jaboticatubas. E a presença de muitas crianças indica que a tradição de se visitar os presépios, típica da Festa da Epifania do Senhor, continuará forte.

Festa da Epifania do Senhor

A Festa da Epifania do Senhor – data especial em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo – é celebrada pela Igreja Católica neste domingo, dia 5 de janeiro. Popularmente recebe outros nomes, como o Dia de Reis – visita dos Reis Magos a Jesus. A palavra Epifania vem do Grego (epifáneia), que significa manifestação pública. Após a Epifania é celebrado o Batismo de Jesus – neste ano, 12 de janeiro, dia em que todos os cristãos fazem a renovação das promessas do Batismo. Encerra-se assim o ciclo do Natal. No dia 13 de janeiro, tem início o Tempo Comum, dia próprio para guardar os presépios e os símbolos natalinos.