Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes)

07h30

09h
10h30
12h
18h
20h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h30
16h45

Santuário da Padroeira de Minas celebra Quarta-feira de Cinzas

Ouça o conteúdo

A Quarta-feira de Cinzas tem programação especial no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Celebrada no dia 17 de fevereiro, a data terá Missas às 9h, 11h, 15h e 17h.

A missa das 9h será transmitida pela TV Horizonte (Canal 30 em sinal aberto) e redes sociais. Já a Celebração Eucarística das 15h será transmitida pela TV Horizonte (Canal 30 em sinal aberto), pela Rádio América (AM 750) e pelas redes sociais.

Para visitar o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais e acompanhar as celebrações é preciso fazer agendamento pelo telefone: (31)3319-6111 ou pelo site: https://sistemas.arquidiocesebh.org.br/EGP.Form/VisitaSensp

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas marca o início do tempo da Quaresma – preparação para a Semana Santa. Com a imposição das Cinzas, inicia-se um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. As cinzas, símbolo da fragilidade e pequenez humana, é um apelo à conversão.

 

Rito de Imposição das Cinzas sofreu adaptações

Devido à pandemia da Covid-19, o Rito de Imposição das Cinzas sofreu adaptações. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou novas disposições a serem seguidas para a celebração – máscara e fórmula recitada apenas uma vez.

A Quaresma terá os seguintes procedimentos, conforme estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos:

“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.