A dica literária desta semana é uma inspiração para os leitores e também uma homenagem ao venerado Santo, considerado o mais popular entre os fiéis brasileiros: Santo Antônio de Pádua. Ao mesmo tempo, esta especial partilha trazida pelo padre Higo Dias, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião e São Vicente, no bairro Santa Amélia, em Belo Horizonte, é também uma homenagem ao Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará, onde ele iniciou o seu sacerdócio.
A obra “Santo Antônio de Roça Grande: 300 anos de tradição e devoção em Sabará”, escrita pela historiadora Andrea Ribeiro, nos mostra “uma riqueza nas terras de nossa Arquidiocese”, sublinha padre Higo. O livro conduz o leitor para conhecer a força da alegria de Santo Antônio, “que é o Cristo”, recorda padre Higo, alegria esta que pode ser sentida também na expressão genuína dos depoimentos dos fiéis, presentes na narrativa de Andrea Ribeiro.
Ao mesmo tempo que a obra conta a história do Santo que nasceu em Lisboa, em Portugal, e vive sua eternidade em Pádua, na Itália, onde buscou por São Francisco de Assis, também apresenta Roça Grande “como um pedacinho do céu”, descreve Padre Higo, lembrando ainda que Santo Antônio de Pádua é o Santo que, em vida, mais realizou milagres. “O livro tem uma leitura simples que ativa nossa curiosidade”, reforça o sacerdote.
A obra “Santo Antônio de Roça Grande: 300 anos de tradição e devoção em Sabará” pode ser encontrada no próprio Santuário. Assim, aqueles que sentem especial devoção pelo Santo não devem perder a oportunidade desta interessante leitura.