Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes)

07h30

09h
10h30
12h
18h
20h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h30
16h45

Defesa da Serra da Piedade: autoridades visitam Santuário da Padroeira de Minas Gerais

Ouça o conteúdo

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebeu parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para uma visita técnica, com o objetivo de avaliar os possíveis impactos da mineração na Serra da Piedade no patrimônio histórico, cultural e religioso.

Padre Carlos Antonio da Silva, pró-reitor do Santuário, ao receber os deputados, ressaltou a importância do Santuário para o turismo religioso. Atualmente, a Casa da Padroeira de Minas recebe mais de 500 mil peregrinos por ano. Após a acolhida, os parlamentares visitaram o Retiro da Piedade, onde professor Miguel Andrade, da PUC Minas, destacou como a atividade minerária vem prejudicando a estrutura da Serra da Piedade. O docente acrescentou que “o grande fluxo de caminhões, além de oferecer riscos aos peregrinos, ainda prejudica as estradas e o barulho atrapalha o clima de silêncio e oração, tão importantes para o Santuário”.

As autoridades participaram da Santa Missa presidida por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH. Durante a sua homilia, o Bispo lembrou sobre a tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho e como a comissão formada em defesa do Santuário da Padroeira de Minas é importante. Dom Vicente ressaltou que “precisamos ser a voz de Jesus na sociedade, que defende os direitos sociais. Cabe a cada um refletir o que pode fazer para melhorar o local que vive”.
O Bispo destacou que o Santuário Basílica “tem riquezas muito maiores do que o minério, como a água e os biomas naturais, bens que precisam ser preservados imediatamente”.

O reitor do Santuário, padre Fernando César do Nascimento, agradeceu dom Vicente pela dedicação ao povo de Brumadinho e por contribuir para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. O Padre também agradeceu aos parlamentares que têm defendido o Santuário e procurado reforçar as leis de proteção à Casa da Padroeira de Minas Gerais.