Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes)

07h30

09h
10h30
12h
18h
20h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h30
16h45
Você está em:

Arraial de Belo Horizonte terá homenagem ao Santuário da Piedade

O grupo de quadrilha junina Fogo de Palha, que realiza apresentações em todo o Estado, prepara uma apresentação muito especial, que estreia na 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte: a partir da dança e da alegria, o grupo vai narrar a devoção a Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais – e a história do Santuário da Padroeira, que fica na Serra da Piedade. A apresentação tem como tema “Mãe da Piedade me conceda este milagre”.

Aparição de Nossa Senhora

A história do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade começa no século 18, com a narrativa de um milagre: uma jovem muda passou a falar e a ouvir após testemunhar a aparição de Nossa Senhora no alto da Serra. O relato do milagre se espalhou por toda a região e sensibilizou o português Antônio da Silva Bracarena, que veio para o Brasil para acumular riquezas. Após se converter, Bracarena decidiu investir tudo o que possuía na construção de uma pequena Igreja no alto da Serra da Piedade, local da aparição, e lá viver como eremita. O português pediu a seu amigo, Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, mais tarde reconhecido como o mestre do barroco mineiro, para criar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que ainda hoje ocupa lugar de destaque no interior da singela Igreja. Desde o século 18, peregrinos de diferentes lugares vão ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, são mais de 250 anos de devoção. Em 1960, São João 23, Papa da Igreja, reconheceu que Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira de Minas Gerais. Anos depois, em 2017, o Papa Francisco elevou as duas igrejas no ponto mais alto da Serra a basílicas, um reconhecimento da importância do conjunto arquitetônico dedicado a Nossa Senhora da Piedade para a fé cristã católica. A singela Igreja do século 18, edificada por um eremita, tornou-se, assim, a menor basílica do mundo.

Arraial de Belo Horizonte

A 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte será realizada nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, além de diversas atividades gastronômicas. Ainda não foi divulgada a programação de apresentações.
Associação Cultural Quadrilha Fogo de Palha

Fundada no ano de 2005, no bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste da cidade, a Associação Cultural de Quadrilha Fogo de Palha, tem como objetivo valorizar e fortalecer a cultura junina mineira. Formada por mais de 70 componentes, esta quadrilha da nova geração é representada pelas cores preto, vermelho e amarelo. Nos últimos anos vem se destacando no cenário junino mineiro, figurando sempre entre as quadrilhas campeãs do Arraial de Belo Horizonte. A Fogo de Palha é a única quadrilha mineira que conseguiu conquistar todas as modalidades do Arraial de Belo Horizonte.