COMISSÃO EPISCOPAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB DIVULGA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2024
Entre os principais encontros do calendário da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB para o ano de 2024 estão os de articulação das diversas expressões juvenis, como o Encontro Nacional de Jovens de Congregações e Grupos Paroquiais e também o de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades. Esses encontros serão importantes momentos para definir estratégias e ações para implantação do novo projeto de evangelização da juventude, o “Ao Seu Lado”.
Com força de atuação, em setembro, a Comissão propõe mais uma edição do RDJ: Encontro Nacional de Responsáveis diocesanos de Juventude, promovendo assim o encontro e reflexão com as principais lideranças juvenis do país.
E mais, — a Comissão para a Juventude trará em novembro, temas como esses no Seminário de Jovens Comunicadores em novembro, aberto para todo o público juvenil.
E o ano ainda traz os tradicionais DNJ e JDJ e a Missão Jovem na Amazônia, que em 2024 levará os jovens para Marabá (PA).
Pelo site https://www.cnbb.org.br/comissao-divulga-calendario-das-juventudes-do-brasil-para-o-ano-de-2024/ você pode fazer download do calendário completo!
FONTE: https://www.cnbb.org.br/comissao-divulga-calendario-das-juventudes-do-brasil-para-o-ano-de-2024/
ANO DA JUVENTUDE NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE/MG
O Ano das Juventudes na Arquidiocese foi definido a partir da Escuta em preparação para o Sínodo sobre a Sinodalidade (escuta cuja síntese em julho de 2022 indicou que um dos grandes desafios pastorais da Arquidiocese é a diminuição dos jovens na vida das comunidades). No Ano passado o Tema pastoral do ano foi “Comunhão, participação e Missão” e esse ano “Juventude, o agora de Deus”. Foram então elaborados no ano passado os objetivos para este ano e os projetos que serão encaminhados pela Arquidiocese.
O tema, objetivos e projetos foram aprovados pelas instâncias pastorais da Arquidiocese (conselhos, Vicariatos etc.) Estão sendo organizadas formações, festivais, encontros na Serra da Piedade e o Dia Nacional da Juventude, 20 de outubro, na Arquidiocese.
Lucimara Trevizan do VEAP.