Santuário Arquidiocesano

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes)

07h30

09h
10h30
12h
18h
20h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h
18h
07h30
16h45

3ª Romaria pela Ecologia Integral: Homília de dom Vicente Ferreira

Ouça o conteúdo

Peregrinos e peregrinas de diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte se uniram com fé e alegria para a 3ª Romaria da Ecologia Integral ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, na manhã deste domingo, 9 de outubro. Em caminhada, a partir da Estação da Piedade, os fiéis tiveram a oportunidade de contemplar a natureza e refletir sobre a importância da Casa Comum.

Em seguida, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental – VEASPAM, dom Vicente Ferreira, presidiu Missa Solene na Basílica Estadual das Romarias. A Missa foi concelebrada pelo reitor do Santuário da Mãe Piedade, padre Wagner Calegário de Souza, pelo pró-reitor padre Felipe Carvalho de Macêdo e pelo vigário episcopal do Veaspam padre Júlio César Gonçalves Amaral.

Em sua homília, o Bispo sublinhou o que diz o Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum: não é possível uma civilização saudável em um planeta adoecido.

Assista à homília completa:

 

Semeadores da Ecologia Integral

Após a Celebração Eucarística, os peregrinos partilharam importantes reflexões durante a formação do programa Semeadores da Ecologia Integral, que tem o objetivo de capacitar voluntários nas Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte para o desenvolvimento de ações dedicadas ao cuidado com o meio ambiente, à luz da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

A professora Janise Dias, coordenadora do setor ambiental do Veaspam, explicou que a Romaria significa uma peregrinação para a conversão. “Fazemos esta Romaria na Serra da Piedade, que está ferida pela mineração, para sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com a Casa Comum”, disse.

Ainda durante a 3a Romaria da Ecologia Integral , a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), da Arquidiocese de Belo Horizonte, lançou o livro “Refletir e Agir pela Casa Comum: Estratégias para uma Ecologia Integral”. A obra é uma abordagem prática, reflexiva e crítica para o engajamento das pessoas em defesa da Casa Comum, e servirá de apoio para as diversas formações promovidas pela Arquidiocese de BH.