DÍZIMO
O dízimo é um ato de fé, de obediência e de gratidão a Deus, que nos dá tudo o que temos e somos. Ao devolvermos a Ele uma parte do que recebemos, estamos reconhecendo a sua soberania e a sua provisão, e estamos abrindo espaço para que Ele nos abençoe ainda mais.
Na Bíblia, corresponde a décima parte dos bens que cada família produzia e que era ofertada a Deus em sinal de gratidão, para ser utilizado na manutenção do templo e serviços religiosos. (parágrafo adaptado do texto original da CNBB)
Além disso, o dízimo é uma forma de contribuir para a expansão do Reino de Deus na terra, pois ele sustenta a igreja e os seus ministérios e, ainda, permite que ela realize obras de evangelização, de discipulado, de assistência social e de transformação comunitária. Novembro é o mês dedicado aos dizimistas e, portanto, um momento de celebrar e de incentivar essa prática tão importante e tão bíblica, que traz benefícios tanto para quem dá quanto para quem recebe.
Em 2023, o tema da campanha foi “Dízimo, partilhar é servir com amor” e o lema “O maior dentre vós deve ser aquele que serve” (Mt 23,11), com o intuito de apresentar três dimensões do Dízimo, quais sejam:
1) Dimensão Religiosa e Eclesial –Celebrar
“Ordenou ao povo, que habitava em Jerusalém, provesse à manutenção dos sacerdotes e levitas, a fim de que estes pudessem consagrar-se à observância da Lei do Senhor”. (II Crônicas 31, 4)
O dizimista, com o seu dízimo, contribui para a manutenção do templo e o funcionamento das estruturas eclesiais que propiciam o encontro, a oração e a vivência dos sacramentos. Todos são chamados a contribuir, generosamente, com o dízimo para que a comunidade disponha do necessário para melhor celebrar.
2) Dimensão Caritativa –Partilhar
“Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade”. (Atos 4, 34-35)
A comunidade é lugar da partilha de bens e de dons. O dizimista exercita o compromisso social, especialmente promovendo a justiça e os direitos humanos, numa evangélica opção pelos pobres e na prática da ética do cuidado com todos os necessitados da sociedade. O seu dízimo permite a realização de ações sociais e a execução de projetos para a transformação e promoção humana.
3) Dimensão Missionária –Evangelizar
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19)
Por meio do dízimo, o dizimista fiel impulsiona a evangelização. O dízimo é exercício e expressão de uma Igreja sinodal, porque possibilita, mediante o esforço coletivo: o anúncio da Palavra, a organização de momentos formativos, a catequese, o sustento das pastorais e a capacitação dos atuais e futuros ministros ordenados, leigos e leigas.
Deus nos convida a confiar Nele e provar Suas bênçãos por meio do dízimo. Ao se tornar um dizimista na Igreja de Lourdes, você não apenas apoia a obra de Deus, mas também experimenta a Sua fidelidade e provisão.
Em Malaquias 3,10, Deus diz assim por meio do profeta: “Trazei todos os dízimos ao depósito do templo, a fim de haver alimento em minha casa; provai-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e derramar sobre vós as bênçãos sem medida.”
INSTRUÇÕES PARA SE TORNAR UM DIZIMISTA
Para ser dizimista da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, você poderá escolher as seguintes opções:
– Comparecer à Secretaria da Basílica de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30;
– Procurar o plantão do dízimo antes e após as missas dos finais de semana, na entrada principal da Basílica, à direita;
– Preencher o formulário disponível ao lado da entrada principal da Basílica e depositá-lo na gruta de Lourdes.
Sua contribuição do dízimo pode ser efetuada diretamente na secretaria, nos plantões do dízimo, em espécie ou cheque, também por transferência bancária, seja por TED ou via Pix, utilizando QR Code disponibilizado nos bancos da Basílica ou pela Chave Pix: lourdesdizimo27@gmail.com
BANCO MERCANTIL
AGÊNCIA: 0142 / CC: 02013957-2
MITRA ARQUIDIOCESANA DE BELO HORIZONTE/MG
ENVIAR COMPROVANTE PARA: lourdescomprovantes@gmail.com
É uma forma rápida, segura e fácil para você ficar em dia com sua contribuição para o dízimo. Ao se tornar um dizimista, você se une a nós na construção do Reino de Deus e na propagação do Evangelho. Deus nos convida a testá-Lo com o dízimo e promete derramar bênçãos sem medida sobre aqueles que confiam Nele. Junte-se a nós nesta jornada de fé e generosidade!
Por fim, sempre nos lembra o Reitor e Pároco da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Ozanilton Batista de Abreu, CMF: “Você abre uma mão para consagrar o seu dízimo e Deus abre as duas mãos para te abençoar”.
Deus abençoe sua inciativa!