Santuário Arquidiocesano

Conheça um pouco do trabalho das pastorais e movimentos da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário.

A Comissão Regional de Catequese tem como objetivo coordenar, orientar e articular a catequese em todas as etapas: pré-batismal, pré-eucarística, pré-crismal, pré-matrimonial e atividades catequéticas pós-matrimoniais.
O grupo é formado pelos coordenadores da catequese nas foranias, que promovem as Escolas de Formação para Catequistas iniciantes e as Escolas de Aprofundamento para Catequistas que já atuam na evangelização.

Em parceria com a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), a Comissão Regional de Liturgia da Renser tem como missão formar, animar e organizar a Pastoral Litúrgica nas paróquias e foranias. Dentre as principais ações, destacam-se: viabilização de formação para os agentes da Pastoral Litúrgica e lideranças leigas consistentes e conscientes da importância da liturgia na vida eclesial; animação dos agentes, dos esforços já existentes e incentivos às boas iniciativas; e assessoria litúrgica em celebrações a nível paroquial, forâneo e regional.

A Pastoral da Comunicação é uma pastoral transversal, que integra todas as outras pastorais ajudando-as na articulação e organização. É a pastoral da acolhida, da participação e das relações.

Na RENSER, a Pastoral da Comunicação diminui as distâncias territoriais, anunciando de diferentes formas a boa notícia do Reino de Deus. Através da PASCOM, vários jovens são formados para garantir uma comunicação popular, acessível e transformadora em todas as paróquias. Está organizada por meio de grupo regional com agentes paroquiais da PASCOM.

A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a quatro dimensões na Igreja: Religiosa, Eclesial, Caritativa e Missionária.

Na RENSER, a Pastoral do Dízimo é organizada por meio de um Colegiado de coordenação, que acompanha e planeja as atividades regionais, e pelos grupos paroquiais dos agentes pastorais.

A Pastoral da Criança contribui com ações efetivas para a sobrevivência e desenvolvimento integral de crianças, por meio da participação ativa da própria família e a mobilização da comunidade. Desenvolve ações nas áreas da saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade, de forma ecumênica, nas comunidades, sempre com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida. Acompanha gestantes e crianças promovendo ações de contexto familiar e comunitário promovendo a dignidade e a cidadania. Além disso, trabalha a espiritualidade e a educação para a paz.

É uma Pastoral que possui coordenação regional e está presente em 6 paróquias da RENSER.