Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Conheça um pouco do trabalho das pastorais e movimentos da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

 

A coordenação da Pastoral do Dízimo atua para levar a mensagem do dízimo como atividade pastoral, vivenciando a experiência do sentido da partilha e de pertença. As ações têm como objetivo divulgar, promover, conscientizar e dar suporte aos grupos pastorais do dízimo das paróquias da Rensa.

Coordenação Regional: Ângela Assunção

E-mail: amaria_alves@hotmail.com

Telefone: (31) 3577-0827 | (31) 98306-3925

Em parceria com a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), a Comissão Regional de Liturgia da Rensa tem como missão formar, animar e organizar a Pastoral Litúrgica nas paróquias e foranias. Dentre as principais ações, destacam-se: viabilização de formação para os agentes da Pastoral Litúrgica e lideranças leigas consistentes e conscientes da importância da liturgia na vida eclesial; animação dos agentes, dos esforços já existentes e incentivos às boas iniciativas; e assessoria litúrgica em celebrações a nível paroquial, forâneo e regional.

Contato: liturgia@arquidiocesebh.org.br
Coordenação reginal: Geni Bruno

A Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. É a pastoral que integra todas as pastorais existentes.
Sua missão é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades.  A Pascom baseia-se em três eixos fundamentais para tornar-se uma realidade concreta e objetiva em nossa Arquidiocese: espiritualidade, formação e articulação.
Em nível regional, a Pascom tem como objetivo promover formações, auxiliar na estruturação ou reestruturação de grupos de Pascom, além de mobilizar os agentes pastorais para a participaçãoem encontros e ações missionárias.
Coordenação regional: Thaís Milani
E-mail: rensa@arquidiocesebh.org.br
Telefone: (31) 3333-8553 | (31) 98635-9680
O Conselho Missionário (COMIDI-BH) foi criado em 1990 e oferece seu trabalho missionário para que a Arquidiocese de Belo Horizonte seja cada vez mais “Igreja Viva, Povo de Deus”. Procura reunir representantes das diversas forças missionárias da Igreja local, membros das paróquias, dos movimentos, pastorais e institutos missionários, tanto leigos quanto religiosos, em espírito de comunhão e abertura eclesial às diferentes realidades e necessidades de nossa Arquidiocese e Região Episcopal.
Coordenação regional: Conceição Miranda e José Nolasco
 
Telefone: 3222-6487
E-mail: cmiranda.sol@hotmail.com
Página do COMIDI no Facebook: www.facebook.com/comidibh.conselhomissionarioarquidiocesano
A Comissão Regional de Catequese tem como objetivo coordenar, orientar e articular a catequese em todas as etapas: pré-batismal, pré-eucarística, pré-crismal, pré-matrimonial e atividades catequéticas pós-matrimoniais.
O grupo é formado pelos coordenadores da catequese nas foranias, que promovem as Escolas de Formação para Catequistas iniciantes e as Escolas de Aprofundamento para Catequistas que já atuam na evangelização.
A comissão também é responsável pela formação de novos coordenadores e, caso necessário faz atendimentos nas paróquias, caso haja demanda.
Coordenação reginal: Ricardo Diniz
Contato: ricardo@catequesehoje.org.br
Telefone: 98675-6676
O Apostolado da Oração tem o carisma da oração permanente pelos padres, pela Igreja e pela humanidade. Na Rensa, o grupo atua junto às paróquias, promovendo momentos de preces e visitas aos doentes. Também exerce a missão de auxiliar os párocos em duas demandas litúrgicas.
O grupo promove adorações ao Santíssimo, oração de terço nas casas, visitas aos doentes e encontros forâneos e regionais de espiritualidade. A cada ano, o Apostolado também organiza um encontro de adoração.
O Movimento Eucarístico Jovem é uma extensão do Apostolado da Oração, voltado para os jovens. Ambos os grupos pertencem a rede Mundial de Orações do Papa, e reza diariamente pelas intenções do Pontífice, sobretudo nas primeiras sextas-feiras do mês.
Coordenação regional: Antônio Claret (Apostolado) | Ângela Diniz (MEJ)
Telefone: 98593-8748 (WhatsApp) | 99996-4670

A Comissão Regional de Juventude da Rensa (Juventude Rensa) reúne representantes da Pastoral da Juventude (PJ), do  Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Secretariado Aquidiocesano da Juventude (SAJ). O coletivo atua para promover a evangelização com os jovens, organizar encontros de formação e espiritualidade, e articular com as paróquias e foranias.

Em 2016, a Juventude Rensa aceitou o desafio de trazer para a Arquidiocese de Belo Horizonte o maior evento de música e evangelização católica: o Hallel.

Coordenação Regional: Jefferson Pinheiro

Telefone: 99978-6800

E-mail: juventuderensa@gmail.com

Facebook: facebook.com/juventuderensa

A Pastoral Presbiteral é a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inserido num povo concreto. Deve abranger os presbíteros seculares e os presbíteros religiosos que atuam nas paróquias e fazem parte do presbitério diocesano.
Zela pela saúde física, psíquica e afetiva do presbítero além de proporcionar os meios necessários para uma formação permanente nas dimensões comunitária, espiritual, humana, intelectual e pastoral.
Coordenação regional: Padre Eduardo Pedro Lopes
 
Telefone: 3333-8553 (atendimento de 13h às 18h)
A Pastoral da Criança alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.
Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, a equipe de líderes da Pastoral da Criança, promove as capacitações e auxilia as paróquias e foranias na formação, estruturação e restruturação dos grupos comunitários.
Coordenadora Regional: Maria José da Conceição Lucca
Telefone: 3333-8553 (atendimento de 13h às 18h)
Atendimento na Cúria Regional: Terças e quintas-feiras, de 14h às 17h
A Comissão Arquidiocesana para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) tem como objetivo e missão valorizar e resgatar a religiosidade popular; valorizar a ação do leigo dentro e fora da igreja, fortalecer as pequenas comunidades; formar a consciência crítica dos leigos que atuam em vários âmbitos da cidade, fortalecer os valores humanos em uma sociedade excludente e resgatar as comunidades primitivas.
As CEBs foram criadas após o Concílio Vaticano II. Essas Comunidades estão na raiz de vários movimentos sociais e contribuem para a formação de muitas lideranças no campo social e político.
Coordenação na Rensa: Francisco Alexandre, Maria da Penha, João Coelho, Carlindo José Fernandes, Georgina Alves
 
Telefones: 99406-7281 | 98886-5760 | 3565-3485
E- mail: 
Atendimento na Cúria da Rensa: Toda 1ª quinta-feira de 19h às 21h (exceto no mês de janeiro).

A Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Atua nas dimensões solidária, comunitária e política.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, a Pastoral da Saúde tem feito o levantamento das paróquias que contam com este serviço evangelizador e planejado formações.

Telefone: (31) 3425-0619

Contato:

Coordenação reginal: Jucimar

O Movimento Apostólico de Schoenstatt pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e faz parte da Obra Internacional fundada em 18 de outubro de 1914, pelo Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha.
O carisma do movimento é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em seu Santuário, como forma original de viver o batismo e contribuir para a renovação da sociedade.
A meta é a educação do homem novo, o santo da vida diária, que influencia na transformação da sociedade, para que se faça um mundo novo.
Contatos do MAS na Rensa: 
(31) 2559.9010 flavia@mlginformatica.com.br
http://www.schoenstatt.org.br
O que é 
A Arquidiocese de Belo Horizonte orienta sua ação pastoral e evangelizadora a partir das três dimensões da vida cristã: a Espiritualidade Encarnada, a Renovação da Vida Comunitária e a Inserção Social. O anúncio integral da fé cristã não se separa da realidade, na qual se dá o encontro concreto entre Deus e o ser humano. Assim, o Setor de Pastoral Social e Política objetiva contribuir para o desenvolvimento da dimensão social e política da fé.  O papel desse setor pastoral é articular, formar e propor ações concretas para os trabalhos na Região Episcopal. É também espaço para promover a comunhão com as ações sociais e políticas da Arquidiocese, do Regional Leste II e do Brasil.
Quem participa
É aberta a participação para leigos e leigas de boa vontade interessados em contribuir com o trabalho social e político. É importante, no entanto, que, para além dessa participação espontânea, alguns segmentos indiquem representantes que tenham responsabilidade no acompanhamento permanente das atividades:
. representantes das coordenações de cada uma das pastorais sociais da Região;
. representantes dos grupos de fé e política da Região;
. um representante dos trabalhos sociais e políticos de cada uma das foranias e, quando possível e houver interesse, de paróquias;
. representantes do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política;
. caso dentre os representantes acima mencionados não conste um integrante do Conselho de Pastoral da Região, é importante que a mesma indique alguém para compor o conselho.
Como funciona
As reuniões são mensais e acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, das 09h30 às 11h, na Paróquia Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos.
Endereço: Rua Delfim Moreira, 215, bairro JK, Contagem, MG
Tel.: (31) 3395-4878.
A pauta das reuniões será previamente preparada pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Veasp), em diálogo com a Rensa, e terá momentos de formação, articulação e construção de ações.
Atendimento Pastoral
Articulador Social: Wagner José
Assessoria: Toda quarta-feira, das 14h às 18h
Tel.: (31) 3333-8553
Email: reartisol.rensa@arquidiocesebh.org.br