Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) foi criada a partir de decreto do arcebispo dom Walmor, em 2019, compreendendo todas as paróquias de cidades e distritos da região do Vale do Paraopeba. Fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD), a Renser consolidou-se a partir do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, responsável por contribuir para a articulação das paróquias de toda a Região.
A grande devoção a Nossa Senhora do Rosário, nas muitas comunidades que ficam no Vale do Paraopeba, inspirou a definição do nome da quinta Região Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na cidade de Brumadinho, que agora faz parte da Renser, foi criado o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, sede da Cúria Regional.
Integram a Renser as seguintes cidades e distritos: Brumadinho, Mário Campos, Piedade do Paraopeba, Moeda, Belo Vale, Aranhas, Bonfim, Piedade dos Gerais, Crucilândia, Rio Manso, Vargem Alegre.

Nossa Fé

O Bispo Auxiliar Dom Vicente Ferreira juntamente com a equipe de trabalhos da Cúria, coordena as atividades na Região. O grande número de comunidades eclesiais missionárias compõe a vitalidade evangelizadora de suas paróquias que são animadas pelos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas. A grande devoção à Nossa Senhora do Rosário nas muitas comunidades do Vale do Paraopeba, por sua vez, inspirou a definição do nome dessa Região Episcopal, que tem sede no município de Brumadinho.

Nossa Comunidade

A RENSER é uma Instância que busca articular a evangelização em realidades específicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, promovendo ações pastorais a partir das situações sociopolíticas e histórico-culturais de cada uma das localidades mencionadas. Em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, a região responde aos apelos de uma Igreja em saída, comprometida com os mais pobres, envolvendo ministros ordenados, religiosos e leigos no anúncio do Evangelho, sobretudo na formação e no fortalecimento das comunidades eclesiais, promovendo um diálogo constante entre fé cristã e a defesa de uma Ecologia Integral.

Proclamar a Palavra

Em 2019 a Arquidiocese de Belo Horizonte viveu sua VI Assembleia do Povo de Deus. A participação de aproximadamente duas comunidades eclesiais missionárias e inúmeras instâncias evangelizadoras foi fundamental para a confirmação do Projeto Proclamar a Palavra e da construção de suas novas prioridades pastorais. A partir de tais orientações, a RENSER escolheu quatro linhas de ação a partir dos pilares Casa da Palavra, Casa da Eucaristia, Casa da Caridade, Casa da Missão.

  1.  Investir na formação dos Ministros da Palavra;
  2.  Criar uma Equipe de Liturgia Regional;
  3.  Implementar uma cultura da Ecologia Integral;
  4.  Fortalecer sua rede de Comunidades Eclesiais Missionárias.