Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Rensa realiza primeiro encontro regional da Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) realizou seu primeiro encontro regional na última quinta-feira, 10 de junho, em modalidade online através do canal da Rensa no YouTube.

Com o tema “A Espiritualidade do educador em tempos de pandemia”, o momento formativo foi assessorado por dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Rensa, e mediado pelo padre Márcio Ribeiro, pároco da Paróquia São Gonçalo, em Contagem, e vigário episcopal para a Educação do Vicariato Episcopal para Educação e Comunicação.

Direcionado a professores, equipes pedagógicas e todos os envolvidos no campo da educação pública ou privada, o encontro refletiu sobre a importância da relação entre educação e espiritualidade.

Na ocasião, dom Nivaldo falou sobre a necessidade de se trabalhar a questão da educação na Igreja, tendo em vista que é um direito fundamental que visa a integridade da pessoa humana e conduz a liberdade. O bispo também destacou a falta de políticas públicas no campo da educação e a importância de um processo permanente de aprendizado para superar preconceitos, barreiras e desafios, aproximar as pessoas e alcançar aqueles que mais precisam.

E nesse contexto, o padre Márcio disse que é preciso estar atento à dor do outro para a concretização de uma espiritualidade centrada na presença de Deus. Também ressaltou que, apesar de tantos desafios, a pandemia trouxe novas experiências, um avanço no campo da educação com o uso das tecnologias e o despertar para um trabalho mais colaborativo.

Quem não acompanhou o encontro ao vivo, pode conferir no canal da Rensa no YouTube.

VEJA TAMBÉM