Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Rensa realiza primeira Semana Social

O Setor Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) realizou a Semana Social Rensa dos dias 06 a 10 de setembro. Os encontros aconteceram em modalidade online e é possível conferir as reflexões no canal da Região no YouTube.

Conduzidos pelo tema “Mutirão Pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho”, os encontros aconteceram em comunhão com a 6ª Semana Social Brasileira e buscaram promover e fortalecer o diálogo inter-religioso. Foram também uma oportunidade para os fiéis buscarem ações concretas para acolher aqueles que são excluídos e marginalizados na sociedade.

O primeiro encontro refletiu sobre o tema “A polarização e o papel da religião no caminho da união” e foi assessorado por Dom Nivaldo Ferreira, Padre Flávio Ramos e Pai Ricardo de Moura. Na ocasião, falaram sobre como a polarização dificulta o diálogo, afirmaram a importância da escuta e apontaram a religião como um caminho de construção para a experiência humana da unidade.

Conduzido pelo tema “Ecologia Integral e conversão ecológica”, o segundo momento de reflexão contou com a participação de Dom Vicente Ferreira, Padre Dário Comboniano, Irmã Antônia e Iyá Adriana de Nanã. Juntos, falaram sobre a necessidade de uma conversão ecológica, a importância do cuidado com a casa comum e a ecologia integral como um caminho para garantir terra, teto e trabalho a todos.

O terceiro encontro foi conduzido por Benedito Barbosa, Pastor Ricardo Mendes, Magna Oliveira, Padre Antônio Naves e Diácono Amauri Dias, que falaram sobre “O ser cristão em uma perspectiva anticolonial”. Nesse contexto, destacaram que a falta de moradia é uma questão histórica e a necessidade das pessoas se colocarem em um movimento de conversão para transformar a realidade. Também ressaltaram que ser cristão é viver em comunhão, promover o diálogo, acolher as diferenças e se colocar a serviço dos outros.

Com o tema “Os deslocamentos forçados atuais: A fuga para o Egito em escala global”, o quarto encontro foi assessorado por Frei Gilvander, Janaína Santos, Angóhô e Márcio Massano de Mello. A reflexão abordou o desafio das migrações forçadas e reforçou a necessidade de todos se comprometerem, caminharem e lutarem ao lado dos mais pobres.

Para encerrar a Semana Social Rensa, o último encontro debateu o tema “Justiça social e representatividade nos espaços religiosos” e contou com a presença do Sheikh Yunus Mustafa, Professor Robson Sávio, Padre José Geraldo e Pastora Valéria Vilhena. O momento de reflexão apontou os espaços religiosos como um lugar de interação, integração e justiça social e reforçou que, ao trabalhar a questão da terra, teto e trabalho, o Papa Francisco chama a atenção para as condições necessárias à dignidade humana e para o direito que todos têm de ter vida em abundância. Por fim, os assessores reafirmaram a importância da fraternidade para a união diante das diversidades e a necessidade de construir espaços de fé, esperança, justiça e paz para a transformação da sociedade.

VEJA TAMBÉM