Santuário Arquidiocesano

Rensa celebra 45ª Missa do Trabalhador

A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) vai celebrar a 45ª Missa do Trabalhador no dia de São José Operário, 01 de maio, às 10h. A Celebração Eucarística será presidida por dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Rensa, e concelebrada pelo vigário episcopal, padre Dinamar Gomes, e vigários forâneos.

A Missa, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas na Praça da Cemig, em Contagem, este ano será diferente em razão da pandemia do Covid-19 e necessário distanciamento social. Os fiéis são convidados a acompanhar a Celebração de casa, a partir das 10h, pela TV Horizonte – canal 30.1 HDTV.

É um momento de fé entre milhares de trabalhadores que pedem a intercessão de São José, protetor dos operários, e agradecem pelas graças alcançadas. A Celebração marca também o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Ano de São José, que celebra os 150 anos da proclamação de São José, Patrono da Igreja.

Ano de São José

Para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria, Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José” com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada no dia 08 de dezembro de 2020. Na Carta, o Pontífice descreve São José como pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra.

Com o decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX quis dar este título a São José. Para celebrar esta data, o Papa Francisco convocou um “Ano” especial dedicado ao Pai putativo de Jesus até 8 de dezembro de 2021.

Confira a Carta Apostólica na íntegra.

Fonte: Vatican News

São José Operário

São José, o esposo de Maria, era carpinteiro, modelo e protetor dos operários. A Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto colaborador de Deus na obra da criação.