Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Pastoral Carcerária realiza visita ao Ceresp Betim

A Pastoral Carcerária da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) realizou uma visita ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim na última terça-feira, 17 de agosto.

Participaram da visita dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Rensa, irmã Maria Nieves Fonseca e diácono Oscar de Castro, que assessoram a Pastoral Carcerária na Região, e Wagner de Alencar, que também integra a pastoral, acompanhados pelo diretor do Ceresp, Dr. Paulo Henrique.

Na ocasião, tiveram um encontro com os detentos em um momento de oração e escuta, inaugurando a reabertura das visitas presenciais ao centro de remanejamento. Segundo dom Nivaldo, a Pastoral Carcerária é uma ação de Igreja em saída e nesse momento de pandemia do Covid-19 “exige de cada um de nós retomar a força para irmos ao encontro do outro, principalmente do último, daquele que é marginalizado”.

Com o lema “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36), a Pastoral Carcerária se dedica às pessoas presas e suas famílias, buscando ser a presença de Cristo e da Igreja nos cárceres e promovendo o respeito à dignidade humana, o serviço de escuta e acolhida e o anúncio do Evangelho.

Nesse contexto, o bispo também faz um pedido para que “esse tempo de exigências e cuidado nos faça iluminados como fez a Maria, que apressadamente transpôs as montanhas e foi até a Judeia. Assim nós também devemos nos apressar para ir e encontrar aqueles que podem nos fazer refletir o rosto mesmo do Cristo para nós”.

VEJA TAMBÉM