Santuário Arquidiocesano

Padres da Rensa se reúnem em Assembleia Regional do Clero

Os padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na Assembleia Regional do Clero na última terça-feira, 28 de setembro, na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Região, dom Nivaldo Ferreira, e o vigário episcopal da Rensa, padre Dinamar Gomes, estiveram presentes e conduziram o encontro. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís, bispo auxiliar da Arquidiocese, e o padre Joel Maria, vigário episcopal do Vicariato para a Ação Pastoral, também participaram da Assembleia.

O encontro começou com um momento de oração conduzido pelo padre frei Rodrigo Antônio, OSA,  que assessora a Liturgia da Rensa, e dom Nivaldo acolheu os sacerdotes e pontuou sobre o desafio de rever o agir o pastoral.

Na ocasião, dom Geovane falou sobre Catequese e Liturgia. Partindo da perspectiva do Papa Francisco, o bispo destacou que missão, catequese, liturgia e serviço devem caminhar juntos e reforçou a importância de se ter uma visão unitária da ação evangelizadora da Igreja.

O padre Joel apresentou o tema da sinodalidade como uma aposta do Papa Francisco para a Igreja em saída e ressaltou a necessidade de se construir uma Igreja de comunhão e participação. Por fim, os padres que assessoram as pastorais partilharam sobre os trabalhos que vem sendo realizados na Região e os coordenadores do Movimento Mãe Rainha falaram sobre a retomada da peregrinação da imagem nas paróquias.

Ao final do encontro, dom Walmor pontuou que a Igreja e a sociedade vivem um momento de reconstrução e falou sobre a importância e desafio de ser uma Igreja de comunhão e participação e deu a benção final.