Santuário Arquidiocesano

CEBs realizam 32º Encontro Regional

A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) realizou o 32º Encontro Regional das CEBs em modalidade online na última quarta-feira, 21 de abril. Com o tema “Comunidades Eclesiais de Base em tempo de pandemia” e lema “No compromisso com os pobres nos 100 anos da Arquidiocese de BH – ‘Que eu não perca nenhum dos que ele tem dado’ (Jo 6, 39)”, o encontro foi uma oportunidade para celebrar o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, assim como as lutas e conquistas, e construir novos caminhos pautados na solidariedade e justiça.

O momento formativo contou com a presença de dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Rensa, foi assessorado pelo padre Manoel Godoy, administrador paroquial da Paróquia São Tarcísio, mediado pelo diácono Normando Martins e contou com a participação de fiéis que acompanharam pelo canal no YouTube da Região Episcopal.

O encontro começou com um momento de espiritualidade conduzido pela secretária arquidiocesana das Cebs, Suzana Maria Ricardo, que recordou as vítimas da pandemia e falou sobre as bem-aventuranças e a luta pela vida das comunidades eclesiais de base.

O assessor do encontro, padre Manoel Godoy, propôs uma reflexão sobre o que é voltar ao normal e sobre os problemas sociais do Brasil. Disse que as comunidades de fé precisam atuar de modo a fazer diagnósticos, prevenção e convalescência, a fim de multiplicar a prática do perdão, da caridade e do cuidado mútuo.

O sacerdote também destacou a importância do gosto pela Palavra, de fortalecer a igreja doméstica, do uso das redes sociais na evangelização e do cuidado com a Casa Comum. E ao comentar sobre a encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti”, padre Manoel falou sobre o cuidado com a pessoa humana e a necessidade de aprofundar as iniciativas das pastorais sociais e de promover o diálogo.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e reflexões. Ao final do encontro, dom Nivaldo falou sobre o desafio de ser uma Igreja em saída e ressaltou a importância do protagonismo leigo da escuta atenciosa da Palavra, que “nos alimenta, corrige, anima e nos projeta para a missão”. O momento formativo foi encerrado com a benção do bispo.

Encontro Regional das CEBs

O Encontro Regional das CEBs acontece todos os anos e busca incentivar as paróquias em que existem as Comunidades Eclesiais de Base a se organizarem cada vez mais. É um momento de formação pastoral, bíblica e social, que procura celebrar a vida das comunidades e fortalecer a espiritualidade de seus integrantes, em comunhão com o projeto arquidiocesano e com o Papa Francisco. Devido à pandemia do Covid-19, o 32º encontro aconteceu em modalidade online através do canal da Rensa no YouTube.

O que são as CEBs?

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades ligadas à Igreja Católica com o objetivo de promover a vocação, missão, formação, espiritualidade, organização e atuação do laicato, particularmente da juventude, na igreja e no mundo. – Fonte: CNBB / Regional Leste 2