meu dia em oração
«o povo deve estar ligado ao Senhor»
Se o cinto se mantivesse preso à cintura do Profeta não apodreceria. Mas, abandonado, entra em decomposição. Também o povo deve estar ligado ao Senhor para que continue sendo o seu povo e tenha fama, glória e honra. Mas o povo não escuta, não obedece…
1ª Leitura
O Senhor me ordenou: «Vá comprar para você um cinto de linho e o coloque logo na cintura, sem molhá-lo». Comprei o cinto como Javé havia ordenado, e o coloquei na cintura. Javé me ordenou de novo: «Pegue o cinto que você comprou e que está na cintura, vá até o rio Eufrates e esconda-o na fenda de uma pedra». Eu fui e escondi o cinto na beira do Eufrates, conforme Javé me havia ordenado. Depois de muito tempo, Javé me disse: «Vá até o Eufrates e pegue o cinto que eu mandei você esconder lá». Fui ao rio Eufrates, procurei e peguei o cinto no lugar onde eu o tinha escondido. Mas o cinto estava podre, não servia mais para nada. Veio-me, então, a palavra de Javé, dizendo: Assim fala Javé: É dessa forma que vou acabar com o orgulho de Judá e com a vaidade desmedida de Jerusalém. Este povo é mau, não quer obedecer-me, tem o coração obstinado e anda atrás dos deuses estrangeiros para prestar-lhes culto e adorá-los. Esse povo ficará imprestável como esse cinto. Da mesma forma como o cinto fica preso na cintura de uma pessoa, assim também eu quis prender a mim a casa de Israel e a casa de Judá, para que eles fossem meu povo, minha fama, minha glória e minha honra – oráculo de Javé. Mas eles não me obedeceram. (Jr 13,1-11)
Salmo ou Hino
Você desprezou a Rocha que o gerou e esqueceu o Deus que lhe deu a vida. O Senhor viu tudo, ficou enfurecido: «Vou esconder deles o meu rosto», porque são uma geração pervertida, são filhos que não têm fidelidade. Eles provocaram meu ciúme e me irritaram com seus ídolos vazios. Por isso vou provocar o ciúme deles com um povo falso. (Dt 32,18-21)
Evangelho do dia
Jesus contou outra parábola: «O Reino do Céu é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce fica maior do que as outras plantas e se torna uma árvore, de modo que os pássaros do céu vêm e fazem ninhos em seus ramos.» Jesus contou-lhes ainda outra parábola: «O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.» Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: «Abrirei a boca para usar parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo.» (Mt 13,31-35)
Vivendo a Palavra
O Mestre ensina à Igreja de todos os tempos o carinho e o respeito devidos aos discípulos. Usa linguagem acessível e, para anunciar o Reino do Céu, faz comparações com realidades familiares aos seus ouvintes. E nós: procuramos atualizar e adaptar a nossa comunicação para que sejamos compreendidos pelos que nos ouvem?
Oração Final
Pai Santo, teu Filho nos ensinou que o melhor jeito de anunciar a chegada do teu Reino de Amor é vivê-lo e, assim, testemunhá-lo aos irmãos. Dá-nos, Pai querido, discernimento, coragem e perseverança para seguir, pelos caminhos deste mundo encantado, o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.