meu dia em oração
Vocês não sabem qual será o dia, nem a hora
Paulo, em sua carta mais antiga, fala de seu zelo pelos discípulos que conquistou em Tessalônica. Ele lembra que o Espírito mora neles; portanto, devem ser perseverantes no Evangelho que ele lhes anunciou, sóbrios e leais em suas relações com os irmãos.
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta! Justiça e Direito sustentam o seu trono. Os montes derretem como cera diante do Senhor. O céu anuncia a sua justiça, e os povos contemplam a sua glória. O Senhor protege a vida dos seus fiéis e os liberta da mão dos injustos. A luz se levanta para o justo, e a alegria para os corações retos. Justos, alegrem-se com o Senhor! (Sl 97,1.2b.5-6.10-12)
1ª Leitura
De resto, irmãos, pedimos e suplicamos no Senhor Jesus: vocês aprenderam de nós como comportar-se para agradar a Deus. Vocês já se comportam assim. Continuem progredindo! Vocês conhecem as instruções que lhes demos em nome do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que vivam consagrados a ele, que se afastem da libertinagem, que cada um saiba usar o próprio corpo na santidade e no respeito, sem se deixar arrastar por paixões libidinosas, como os pagãos que não conhecem a Deus. Quanto a isso, que ninguém ofenda ou prejudique o irmão, porque o Senhor se vinga de todas essas coisas, como já dissemos e demos provas. Deus não nos chamou para a imoralidade, mas para a santidade. Portanto, quem despreza essas normas não despreza um homem, mas o próprio Deus, que dá o Espírito Santo para vocês. (1Ts 4,1-8)
Evangelho do dia
Jesus continuou: «Naquele dia, o Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’. Então as dez virgens se levantaram, e prepararam as lâmpadas. Aquelas que eram sem juízo disseram às prudentes: ‘Deem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As prudentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores e comprar’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós’. Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço’. Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora.» (Mt 25,1-13)
Vivendo a Palavra
Estamos todos a caminho do nosso grande encontro com o Pai. O Evangelho nos faz pensar sobre nosso comportamento: compramos azeite para as nossas lâmpadas? Como está a bagagem que carregamos? Somos como as virgens prudentes, ou como aquelas outras, sem juízo, que não se prepararam para o encontro?
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para vivermos a Tua Palavra. Assim, a espera do nosso encontro no teu Reino será cheia de paz e alegria – não de temores e escrúpulos. Queremos seguir nesta vida os passos de Jesus de Nazaré, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.