meu dia em oração
Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro
Prisca, Áquila e a igreja que se reúne na casa deles; Epêneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo; Maria, Andrônico e Júnia, Amplíato, Urbano, Estáquis… são nomes romanos citados por Paulo e que vão formando a Igreja nascente do Mestre da Galileia.
1ª Leitura
Saudações a Prisca e Áquila, meus colaboradores em Jesus Cristo, que arriscaram a própria cabeça para salvar a minha vida. A eles não somente eu sou grato, mas também a todas as igrejas dos pagãos. Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu caro Epêneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo. Saudações a Maria, que trabalhou muito por vocês. Saúdem Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão; eles são apóstolos importantes e se converteram a Cristo antes de mim. Saúdem Amplíato, meu caro amigo no Senhor. Saúdem Urbano, nosso colaborador em Cristo, e também o meu caro Estáquis. Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Todas as igrejas de Cristo saúdam vocês. Foi esse o motivo que muitas vezes me impediu de visitar vocês. Mas agora já não tenho tanto campo de ação nessas regiões. E porque há muitos anos tenho grande desejo de visitá-los, quando eu for para a Espanha, espero vê-los por ocasião da minha passagem. Espero também receber ajuda de vocês para ir até lá, depois de ter desfrutado um pouco a companhia de vocês. Agora vou a Jerusalém prestar um serviço aos cristãos. A Macedônia e Acaia resolveram fazer uma coleta em favor dos cristãos pobres da comunidade de Jerusalém. Resolveram fazer isso, porque são devedores a eles. De fato, se os pagãos participaram nos bens espirituais dos judeus, eles têm obrigação de ajudá-los em suas necessidades materiais. (Rm 16,3-9.16.22-27)
Salmo ou Hino
Vou te bendizer todos os dias e louvar o teu nome eternamente. Grande é o Senhor! Ele merece todo o louvor. Uma geração apregoa tuas obras para a outra. Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei o relato das tuas maravilhas. Que tuas obras todas te agradeçam e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu reino, falem de tuas façanhas. (Sl 145,1b-5.10-11)
Evangelho do dia
Jesus continuava ensinando aos seus discípulos: «Eu lhes declaro: Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, e assim, quando o dinheiro faltar, os amigos receberão vocês nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas, também é injusto nas grandes. Por isso, se vocês não são fiéis no uso do dinheiro injusto, quem lhes confiará o verdadeiro bem? E se não são fiéis no que é dos outros, quem lhes dará aquilo que é de vocês? Nenhum empregado pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.» Os fariseus, que são amigos do dinheiro, ouviam tudo isso, e caçoavam de Jesus. Então Jesus disse para eles: «Vocês gostam de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. De fato, o que é importante para os homens, é detestável para Deus. (Lc 16,9-15)
Vivendo a Palavra
Dizendo: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, Jesus quer nos ensinar que devemos servir a Deus, sim, mas o dinheiro, não sendo o nosso amo e senhor, deve se tornar nosso servo e que nós podemos usá-lo, sem apego ou interesses egoísticos, para o bem dos irmãos e da comunidade.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria para administrar de forma harmoniosa os bens que entregaste à nossa administração. Que nós os transformemos em meios capazes de nos aproximar de Ti através do serviço aos irmãos, como fez em sua passagem entre nós, Jesus de Nazaré, o Cristo teu Filho que se tornou nosso Irmão e que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.