meu dia em oração
Visitação de Nossa Senhora: Bendita és tu entre as mulheres!
Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém! O Senhor mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! O Senhor, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre, e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, como em dias de festa. (Sf 3,14-18)
1ª Leitura
Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade. Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não se deixem levar pela mania de grandeza, mas se afeiçoem às coisas modestas. Não se considerem sábios. (Rm 12,9-16b)
Salmo ou Hino
Sim, Deus é a minha Salvação! Eu confio, porque minha força é o Senhor. Com alegria vocês todos poderão beber água nas Fontes da Salvação. Agradeçam a Deus, proclamem seu Nome; cantem hinos a Deus, pois Ele fez proezas; que toda a terra as reconheça. Gritem de alegria e exultem, moradores de Sião, pois o Santo de Israel é grande no meio de vocês. (Is 12,2-3.4b-6)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o Fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua Misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu Braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-Se de sua Misericórdia, conforme prometera aos nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.» Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa. (Lc 1,39-56)
Vivendo a Palavra
A missão de Jesus inicia antes mesmo do seu nascimento. Maria, grávida, põe-se a caminho para levar conforto à prima Isabel, que dele tanto precisava. No seu ventre estava gestando o Verbo de Deus que seguiria em toda vida o exemplo da Mãe. Maria e seu Filho nos ensinaram o caminho a seguir – a solidariedade e a compaixão.
Oração Final
Pai que tanto desejamos amar e ouvir, inspira-nos para que a nossa devoção à Mãe de Jesus não apenas nos encante e emocione, mas nos mova a exercer concretamente relações fraternas com os homens e mulheres que Tu colocaste ao nosso lado nos caminhos do mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.