meu dia em oração
Visitação de Maria a Isabel: “É bendito o fruto do seu ventre”
Sofonias é conhecido como profeta do ‘pequeno resto’ – o povo humilde, que não confia nas armas e na violência, mas um dia possuirá a terra. Sua mensagem não convenceu no seu tempo e teimamos em rejeitá-la ainda hoje. Aprendamos com o Profeta: a violência não é capaz de fundar comunidades…
1ª Leitura
Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém! O Senhor mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. O Senhor, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! O Senhor, o seu Deus, o valente Libertador, está no meio de você. Por causa de você, Ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, como em dias de festa. Afastarei o mal, para que você não carregue mais o peso da vergonha. (Sf 3,14-18)
Salmo ou Hino
Sim, Deus é a minha salvação! Eu confio, porque minha força é o Senhor: Ele é a minha salvação. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação. Agradeçam ao Senhor, invoquem o seu Nome, contem aos povos as façanhas que Ele fez; cantem hinos. Gritem de alegria e exultem, moradores de Sião, pois o Santo de Israel é grande. (Is 12,2-3.4b-6)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.» Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa. (Lc 1,39-56)
Vivendo a Palavra
Maria visita Isabel. Duas mulheres grávidas daqueles que mudariam a história de Israel e da humanidade: João Batista e Jesus de Nazaré. Um momento fecundo a que somos remetidos todos os dias quando repetimos a ‘Ave Maria!’ ou o ‘Magnificat’, em que a Mãe de Jesus glorifica o amado Pai, Eterno e Misericordioso. Devemos cuidar para que as nossas preces não se tornem apenas rotina, mas adquiram significado cada vez mais profundo…
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a seguir a lição de disponibilidade que Maria nos oferece, acudindo à prima em seu momento difícil. Que também nós tenhamos possibilidade e disposição para ajudar aos irmãos, mantendo-nos sempre atentos às suas necessidades, carências e desejos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.