meu dia em oração
Vigília Pascal-morto para o pecado, vivo para Deus
No princípio, Deus criou o céu e a terra. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, Ele descansou de todo o seu trabalho. (Gn 1,1-2,2)
1ª Leitura
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova. Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. De fato, quem está morto, está livre do pecado. Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele, pois sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Porque morrendo, Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado; vivendo, ele vive para Deus. Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. (Rm 6,3-11)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor: Ele é bom, o seu amor é para sempre! A casa de Israel repita: «O seu amor é para sempre! A direita do Senhor é sublime!» Eu viverei para contar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor e é maravilha aos nossos olhos. (Sl 118.1-2.16-17.22-23)
Evangelho do dia
Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. E diziam entre si: «Quem vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?» Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada. Então entraram no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: «Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que ele vai para a Galileia na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse.» (Mc 16,1-7)
Vivendo a Palavra
Em respeitoso silêncio, acompanhemos Maria Madalena e as companheiras que caminham até o túmulo de Jesus e, cheios de encantamento e esperança, lembramos o que diz o apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos: “se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele no Reino do Céu.” A ressurreição dá sentido à morte!
Oração Final
Pai Santo, chegamos com Jesus de Nazaré ao final da sua vida terrena, toda ela dedicada a fazer o bem aos irmãos. Contemplamos a solidão final, a condenação injusta, a dor do suplício, a agonia, a morte e o sepultamento. Mas, inspirados na Promessa, queremos ser testemunhas da sua gloriosa ressurreição, que nos conduz à libertação definitiva em teu Reino de Amor. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.