meu dia em oração
Vigília Pascal: «Ele não está aqui. Ressuscitou!»
No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Assim foram concluídos o céu e a terra. No sétimo dia, Deus descansou de todo o seu trabalho. (Gn 1,1-2,2)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque ele é bom, o seu amor é para sempre! A casa de Israel repita: o seu amor é para sempre! A direita do Senhor é sublime! A sua direita é poderosa! Não vou morrer. Eu viverei para contar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor e é maravilha aos nossos olhos. (Sl 118,1-2.16-17.22-23)
1ª Leitura
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova. Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. De fato, quem está morto, está livre do pecado. Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele, pois sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Porque morrendo, Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado; vivendo, ele vive para Deus. Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. (Rm 6,3-11)
Evangelho do dia
Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura. De repente houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela. Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos. Então o anjo disse às mulheres: «Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito! Venham ver o lugar onde ele estava. E vão depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à frente de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. É o que tenho a lhes dizer.» As mulheres saíram depressa do túmulo; estavam com medo, mas correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: «Alegrem-se!» As mulheres se aproximaram, e se ajoelharam diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: «Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.» (Mt 28,1-10)
Vivendo a Palavra
«Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito!» A notícia dada pelo anjo do Senhor às mulheres, chega até nós, hoje. Para Jesus Cristo, a morte foi a porta necessária para entrar na vida plena do Reino de Deus, mostrando, que a palavra final nunca será Morte, mas Ressurreição!
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pela encarnação de tua Palavra Criadora. Que o teu Espírito nos faça amar, ainda que não possamos compreender, o dom inefável que nos ofereces – teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré – e nos dê força para segui-lo nesta vida em busca do teu abraço eterno. Pelo mesmo Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.