meu dia em oração
Vigília Pascal: a palavra final nunca será morte, mas Ressurreição
No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Deus disse: «Que exista a luz!» E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa». (Gn 1,1-2,2)
1ª Leitura
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Pelo batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da Glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa Vida nova. Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. De fato, quem está morto, está livre do pecado. Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele, pois sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre Ele. Porque morrendo, Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado; vivendo, Ele vive para Deus. Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. (Rm 6,3-11)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque Ele é Bom, o seu Amor é para sempre! A casa de Israel repita: o seu Amor é para sempre! A Direita de Senhor é sublime! A Direita de Senhor é poderosa! Não vou morrer. Eu viverei para contar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Angular. Isso vem do Senhor e é maravilha aos nossos olhos. (Sl 118,1-2.16-17.22-23)
Evangelho do dia
Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o Corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. E diziam entre si: «Quem vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?» Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada. Então entraram no túmulo e viram um Jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o Jovem lhes disse: «Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde O puseram. Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que Ele vai para a Galileia na frente de vocês. Lá vocês O verão, como Ele mesmo disse.» (Mc 16,1-7)
Vivendo a Palavra
No Livro do Gênesis, a História da Criação. É bom lembrá-la, para sentir quanto somos amados por Deus: antes de nos criar, Ele formou o Paraíso para nos acolher. É nele – um jardim e não um vale de lágrimas… – que o nosso Pai deseja nos ver Vivos e Felizes. E é para ele que o seu Filho Unigênito nos conduz. No Evangelho que ouvimos, Marcos nos revela a grande Novidade: «Ele não está no túmulo. Ressuscitou!» A notícia dada pelo Anjo do Senhor às mulheres, chega até nós. Para Jesus Cristo, a morte foi a porta necessária para entrar na Vida Plena do Reino do Pai. Desde então, Jesus, o Irmão Maior, tem encontro marcado conosco na ‘galileia de cada um’ – isto é, no lugar da nossa rotina diária. A palavra final nunca será Morte: será Ressurreição!
Oração Final
Pai amantíssimo, amanhã, quando tomados pela dor e a saudade formos com Madalena ao túmulo para onde nossos pecados levaram o Corpo de Jesus, nós o encontremos vazio. E, então, estaremos alegres com todos os irmãos, porque Tu, Pai que amamos, O ressuscitaste. Ele vive em nós para sempre! Nós damos graças pela encarnação de tua Palavra Criadora. Que o teu Espírito nos faça amar, ainda que não possamos compreender, o dom inefável que nos ofereces – teu Filho Unigênito, feito humano como nós – e nos dê força para segui-Lo nesta vida em busca do teu Abraço Eterno. Pelo mesmo Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.