meu dia em oração
“Venham para Mim todos vocês que estão cansados”
A leitura, tirada do Livro do Êxodo, lembra o diálogo de Moisés com Deus, em que o Senhor entregou ao Patriarca a liderança do seu povo para conduzi-lo à libertação do jugo egípcio. Uma missão que Moisés considerou superior às suas forças, mas assumiu e concretizou, confiante na Promessa de Deus.
1ª Leitura
Moisés replicou a Deus: «Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: ‘O Deus dos antepassados de vocês me enviou até vocês’; e se eles me perguntarem: ‘Qual é o Nome dele?’ O que é que eu vou responder?» Deus disse a Moisés: «Eu Sou Aquele que Sou». E continuou: «Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Eu Sou me enviou até vocês. O Senhor, o Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, foi quem me enviou até vocês’. Esse é o meu Nome para sempre, e assim Eu serei lembrado de geração em geração. Vá, reúna os anciãos de Israel e diga a eles: ‘O Senhor, o Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, Ele me apareceu e disse: Eu vim ver vocês e como estão tratando vocês aqui no Egito. Então Eu disse: Eu decidi tirar vocês da opressão egípcia e levá-los para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus, para uma terra onde corre leite e mel’. Os anciãos de Israel darão ouvidos a você. Então você irá com eles até o rei do Egito e lhe dirá: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Por isso, deixe-nos agora fazer uma viagem de três dias no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. Entretanto, Eu sei que o rei do Egito não os deixará ir, se não for obrigado por mão forte. Portanto, vou estender a mão e ferir o Egito com as maravilhas que farei no país. Então ele deixará vocês partir.» (Ex 3,13-20)
Salmo ou Hino
Celebrem ao Senhor, invoquem o seu Nome, anunciem entre os povos suas façanhas! Recordem as maravilhas que Ele fez, os Prodígios e as Sentenças de sua boca. Ele se lembra da sua Aliança, da Palavra empenhada por mil gerações. Da aliança que selou com Abraão, do Juramento feito a Isaac. Deus fez seu povo crescer muito e o tornou mais poderoso que seus opressores. A esses Ele mudou o coração, para que odiassem o povo dele, e com os servos dele usassem de astúcia. Então Ele enviou Moisés, seu servo, e Aarão, a quem escolhera. Contra aqueles fizeram seus sinais, prodígios na terra de Cam. (Sl 105,1.5.8-9.24-27)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus continuou ensinando a seus discípulos: «Venham para Mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e Eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.» (Mt 11,28-30)
Vivendo a Palavra
Uma explosão de carinho e consolo do Mestre. Se a nossa existência está muito pesada, é certo que não é esse o fardo desejado por Jesus de Nazaré para os seus seguidores. Como Ele, assim deve ser a Igreja: acolhedora dos que estão cansados e mestra na arte da mansidão e da humildade de coração, espalhando Luz, Amor e Paz neste Mundo.
Oração Final
Pai querido, nossos lábios louvarão o teu Nome para sempre. Faze o nosso coração manso e humilde, como manso e humilde é o coração de teu Filho Unigênito, feito humano em Jesus de Nazaré. Que a tua Igreja, Pai que amamos, seja para o mundo fonte inesgotável de Justiça, Fraternidade e Paz, seguindo o mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.