meu dia em oração
Vejam que prova de amor o Pai nos dá: sermos chamados filhos de Deus
Vi também outro Anjo que vinha do Oriente, trazendo o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro Anjos, que tinham sido encarregados de fazer mal à terra e ao mar: «Não prejudiquem a terra, nem o mar, nem as árvores! Primeiro vamos marcar a fronte dos servos do nosso Deus.» Ouvi então o número dos que receberam a marca: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos do povo de Israel. Depois disso eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão. Em alta voz, a multidão proclamava: «A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.» Nessa hora, todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres Vivos, ajoelharam-se diante do trono para adorar a Deus. E diziam: «Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!» Um dos Anciãos tomou a palavra e me perguntou: «Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupas brancas?» Eu respondi: «Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe!» Ele então me explicou: «São os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. (Ap 7,2-4.9-14)
1ª Leitura
Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque nós O veremos como Ele é. Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro. (1jo 3,1-3)
Salmo ou Hino
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém, o mundo e os que nele habitam. Ele próprio fundou-a sobre os mares e a firmou sobre os rios. Quem pode subir à Montanha do Senhor? Quem pode estar no seu Lugar Santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar. Quem é esse Rei da Glória? – É o Senhor dos Exércitos! Ele é o Rei da Glória! (Sl 24,1-6)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus viu as multidões, subiu à montanha e se assentou. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de Justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no Céu. (Mt 5,1-12a)
Vivendo a Palavra
O dia de todos os Santos é o ‘nosso’ dia, pois a santidade é a vocação de cada um dos cristãos. Não por mérito nosso, mas pelas infinitas Misericórdia e Graça do Pai. Celebremos com alegria, gratidão e atentos ao surpreendente perfil dos felizes eleitos traçado por Jesus, o Filho amado: eles são os pobres, os mansos de coração, os que não se ‘acostumam’ com a iniquidade e nem se calam covardemente. São os misericordiosos e os perseguidos por causa da Justiça. Procuremos viver como esses bem-aventurados vivem!
Oração Final
Pai querido, que és o Rei da Glória! Ilumina nossos corações e infunde em nós o desejo maior de acolher a bênção de tua Presença Misericordiosa em nós. Tua Graça foi vivida em plenitude e oferecida a todos por Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior, a quem queremos seguir como discípulos missionários. Ele é o Cristo, teu Filho Unigênito que se fez humano como nós e, ressuscitado, contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.