meu dia em oração
Veja! A sua fé curou você
O Primeiro Livro dos Macabeus mostra que no século que precedeu a chegada do Cristianismo, a sociedade judaica não só na diáspora, mas também na terra de Israel, era fortemente influenciada pela cultura grega e os costumes pagãos haviam se instalado nela.
1ª Leitura
Deles brotou um ramo perverso, chamado Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Ele estivera em Roma como refém, mas, no ano cento e trinta e sete da dominação grega, tornou-se rei. Nessa época, brotou em Israel uma geração de ímpios, que persuadiram muitas pessoas, dizendo: «Vamos fazer aliança com as nações vizinhas, porque, depois que nos afastamos delas, muitos males nos aconteceram». Essa proposta agradou a muita gente. Alguns do povo tomaram a iniciativa e foram até o rei, que lhes deu permissão para introduzir os costumes pagãos. Foi assim que construíram em Jerusalém uma praça de esportes de acordo com os usos pagãos. Disfarçaram a circuncisão e renegaram a aliança sagrada. Associaram-se às nações pagãs e se venderam para praticar o mal. O rei baixou um decreto, determinando que o reino inteiro formasse um povo só, e cada qual deixasse de lado seus costumes particulares. Todas as nações obedeceram ao decreto do rei. Entre os israelitas, muitos gostaram da religião do rei e passaram a oferecer sacrifícios aos ídolos e a profanar o sábado. No dia quinze do mês de Casleu do ano cento e quarenta e cinco, Antíoco colocou sobre o altar dos holocaustos a Abominação da Desolação. Pelas cidades de Judá em derredor, construíram-se também outros altares. Passaram a queimar incenso até nas portas das casas e pelas praças. Rasgavam e queimavam os livros da Lei que encontravam. Quando encontravam um livro da Aliança em poder de alguém, ou se alguém concordasse em seguir a Lei, o decreto do rei condenava essa pessoa à morte. Muitos israelitas, porém, permaneceram firmes, e não havia quem os fizesse comer coisa nenhuma que fosse impura. Preferiam morrer a se contaminar com esses alimentos e profanar a santa Aliança. E muitos morreram. Assim, desencadeou-se uma grande ira sobre Israel. (1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64)
Salmo ou Hino
Fiquei enfurecido diante dos injustos que abandonam a tua vontade. Faze-me viver, por teu amor, e eu observarei o testemunho da tua boca. Resgata-me da opressão do homem, e observarei os teus preceitos. Perseguidores infames se aproximam. Senhor, a salvação está longe dos injustos, pois eles não procuram os teus estatutos! (Sl 119,53.61.88.134.150.155.158)
Evangelho do dia
Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. Então o cego gritou: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» Jesus parou, e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: «O que quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Senhor, eu quero ver de novo.» Jesus disse: «Veja. A sua fé curou você.» No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus. (Lc 18,35-43)
Vivendo a Palavra
A fé nos diz que Jesus não passava apenas por aqueles caminhos que levavam a Jericó. Ele continua passando pelos lugares por onde andamos, carregando a nossa cegueira. Chegando a nós, o Evangelho nos encoraja para pedir: “Jesus, eu quero ver de novo!” Se verdadeiramente cremos, o milagre acontece e a alegria pode ser compartilhada com os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos discípulos de Jesus e nos dá o poder de enxergar as maravilhas que criaste. E nos dá também, Pai amado, sabedoria e coragem para sermos missionários, levando a mesma cura do Mestre para os nossos companheiros de caminhada. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.