meu dia em oração
Vamos viver alegremente a certeza de que somos muito amados por Deus
Em meio à maldade generalizada, Deus vê o Bem praticado por um homem – Noé – e o salva do castigo universal. Esta é uma certeza confortadora para quem procura viver a Justiça Evangélica, não se deixando corromper pelo pecado do mundo e nem se preocupando em cobrar a Justiça Divina.
1ª Leitura
O Senhor viu que a maldade do homem crescia na terra e que todo projeto do coração humano era mau. Então o Senhor se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra. Seu coração ficou magoado e disse, então: «Vou exterminar da face da terra os homens que criei, e junto também os animais, os répteis e as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito». Noé, porém, encontrou graça aos olhos do Senhor. O Senhor disse a Noé: «Entre na arca com toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Tome sete pares, o macho e a fêmea, de todos os animais puros; tome um casal, o macho e a fêmea, dos animais que não são puros; e tome também sete pares, macho e fêmea, das aves do céu, para perpetuar a espécie sobre toda a terra. Porque Eu, daqui a sete dias, farei chover sobre toda a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e eliminarei da face da terra todos os seres que fiz». E Noé fez tudo como o Senhor havia mandado. (Gn 6,5-8;7,1-5.10)
Salmo ou Hino
Filhos de Deus, aclamem ao Senhor, aclamem a Glória e o Poder do Senhor. Adorem ao Senhor no seu átrio sagrado! A Voz do Senhor sobre as águas: o Deus da Glória troveja sobre as águas torrenciais. A voz do Senhor, com Poder no esplendor! E no seu Templo, um só grito: «Glória!» o Senhor se assenta sobre o dilúvio. É Rei para sempre! O Senhor abençoa seu povo com Paz. (Sl 29,1a.2-4,9b-10,11b)
Evangelho do dia
Naquele dia, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca só um pão. Então Jesus os advertiu: «Prestem atenção e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» Os discípulos diziam entre si: «É porque não temos pão.» Mas Jesus percebeu e perguntou: «Por que vocês discutem sobre a falta de pães? Vocês ainda não entendem e nem compreendem? Estão com o coração endurecido? Vocês têm olhos e não vêm, têm ouvidos e não ouvem? Não se lembram de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Doze.» Jesus perguntou: «E quando reparti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Sete.» Jesus disse: «E vocês ainda não compreendem?» (Mc 8,14,21)
Vivendo a Palavra
O que significaria para nós, hoje, esse evangélico ‘fermento dos fariseus e de Herodes’? A resposta deve ser procurada no mais profundo dos nossos corações. Quem sabe, não seria a sedução da sociedade consumista, que exige que busquemos mais poder, mais riquezas e vivamos prazeres cada vez mais extravagantes? O texto que ouvimos deve nos fazer meditar profundamente.
Oração Final
Pai amantíssimo, venha a nós a tua Compaixão! Dá-nos a simplicidade das crianças. Que vivamos alegremente a certeza de que somos amados com extremo carinho por Ti, querido Pai, e anunciemos aos companheiros do caminho a libertação a que nos destinaste através do Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.