meu dia em oração
Vamos todos partilhar com os irmãos os dons que recebemos do Pai
O belo texto da Carta aos Romanos é um hino à riqueza, sabedoria e ciência de Deus; às suas decisões insondáveis e aos caminhos impenetráveis que ninguém poderá compreender. Exalta e glorifica a grandiosidade do Senhor diante da pequenez do ser humano.
1ª Leitura
Quanto à eleição, os filhos de Israel são amados, por causa dos patriarcas, porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Vocês foram desobedientes a Deus e agora, pela desobediência deles, vocês conseguiram misericórdia. Do mesmo modo, também eles agora desobedeceram, a fim de que, pela misericórdia feita a vocês, eles consigam então a misericórdia para eles. Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos. Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis as suas decisões, e como são impenetráveis seus caminhos! Quem poderá compreender o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem Lhe emprestou alguma coisa, para que Ele tenha algo a devolver? Porque todas as coisas vêm dele, por meio dele e vão para Ele. A Ele pertence a glória para sempre. Amém. (Rm 11,29-36)
Salmo ou Hino
Senhor, no tempo favorável responde-me. Quanto a mim, pobre e ferido, que tua salvação, ó Deus, me proteja! Louvarei o Nome de Deus com um cântico, e O engrandecerei com ação de graças. Que os pobres vejam e se alegrem. Porque o Senhor ouve os indigentes, e nunca rejeita os seus cativos. Deus vai salvar Sião, vai reconstruir as cidades de Judá! (Sl 69,14c.30-31.33-34.36-37)
Evangelho do dia
Jesus disse ao fariseu que o tinha convidado: «Quando você der um almoço ou jantar, não convide amigos, nem irmãos, nem parentes, nem vizinhos ricos. Porque esses irão, em troca, convidar você. E isso será para você recompensa. Pelo contrário, quando você der uma festa, convide pobres, aleijados, mancos e cegos. Então você será feliz! Porque eles não lhe podem retribuir. E você receberá a recompensa na ressurreição dos justos.» (Lc 14,12-14)
Vivendo a Palavra
O Mestre ensina a lição da gratuidade em todas as nossas ações. Gratuidade significa o total desprezo por qualquer tipo de retribuição, mesmo que seja o simples reconhecimento ou a gratidão. O Amor que vivemos deve ser espontâneo, indiscriminado, gratuito, livre e libertador.
Oração Final
Pai Santo, que a vontade de servir seja o único impulso a nos mover na caminhada. Queremos estar sempre atentos às carências dos irmãos, buscando partilhar com todos eles os dons e talentos com que fomos agraciados por Ti, amado Pai, nada retendo para nós. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.