meu dia em oração
Vamos seguir o exemplo de Jesus na partilha e no cuidado com os irmãos
Um jovem rico demonstra seu interesse pelo Reino de Deus e formula a pergunta essencial de toda a sua vida (e da nossa vida, também!): «O que é preciso fazer para possuir a vida eterna?» Para pergunta radical, a resposta também radical de Jesus de Nazaré: «Vá, venda tudo que você tem e dê aos pobres!»
1ª Leitura
Recebi esta mensagem do Senhor: «Criatura humana, de repente, Eu vou tirar de você aquela que é o encanto dos seus olhos. Não vista luto, nem se lamente, nem derrame lágrimas. Gema em silêncio, e não siga os costumes do velório. Use turbante, calce sandálias, não cubra a barba e não aceite pão dos vizinhos». Nessa mesma manhã, falei com o povo, e pela tarde minha mulher morreu. Na manhã seguinte, fiz tudo o que o Senhor tinha mandado. Então o povo me perguntou: «Você não vai explicar para nós o que significa tudo isso?» Eu respondi: «Recebi do Senhor a seguinte mensagem: Diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor : Vou profanar o meu santuário, que é o orgulho da sua força, o encanto de seus olhos e a esperança de sua vida. Os filhos e filhas que vocês abandonaram serão mortos pela espada. Então vocês farão a mesma coisa que eu fiz: não cobrirão a barba, nem aceitarão pão dos vizinhos; usarão turbante, calçarão sandálias, não vestirão luto, nem chorarão. Vocês vão se acabar por causa de sua própria culpa e se lamentarão uns com os outros. Ezequiel será um sinal para vocês: façam o mesmo que ele fez. E, quando isso acontecer, vocês ficarão sabendo que Eu sou o Senhor». (Ez 24,15-24)
Salmo ou Hino
Você desprezou a Rocha que o gerou e esqueceu o Deus que lhe deu a Vida. O Senhor viu tudo, ficou enfurecido, e rejeitou seus filhos e suas filhas. Ele disse: «Vou esconder deles o meu Rosto e ver qual será o seu futuro, porque são uma geração pervertida, são filhos que não têm fidelidade. Eles provocaram meu ciúme com um deus falso, e me irritaram com seus ídolos vazios. Por isso vou provocar o ciúme deles com um povo falso, vou irritá-los com uma nação idiota.» (Dt 32,18-21)
Evangelho do dia
Naquele tempo, um jovem se aproximou, e disse a Jesus: «Mestre, que devo fazer de bom para possuir a Vida Eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me pergunta sobre o que é Bom? Um só é o Bom. Se você quer entrar para a Vida, guarde os Mandamentos.» O homem perguntou: «Quais Mandamentos?» Jesus respondeu: «Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.» O jovem disse a Jesus: «Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?» Jesus respondeu: «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e me siga.» Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. (Mt 19,16-22)
Vivendo a Palavra
O desapego à riqueza é tarefa que desafia. A simpatia que nós naturalmente sentimos pela figura do jovem rico lembrado no texto, talvez revele a nossa semelhança com ele. Também nós somos tentados a servir a dois senhores: cumprindo apenas minimamente a letra de alguns Mandamentos que selecionamos, nós desejamos ter assegurada a posse da Vida Eterna. Nós não queremos e nem procuramos saber o que significa gratuidade.
Oração Final
Pai amado, faze-nos compreender a lição que Jesus veio nos ensinar: a partilha generosa entre os irmãos dos bens que nos emprestas; o cuidado com os que estão próximos a nós – de maneira particular os pobres e marginalizados; a cordialidade; a fraternidade e a compaixão. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.