meu dia em oração
Vamos seguir Jesus Cristo com alegria e gratidão
O tema do profeta Naum é a Justiça inexorável de Deus. No seu tempo, Jerusalém estava pressionada pelos assírios, que haviam conquistado e destruído Tebas, no Egito. Meio século depois os mesmos assírios seriam derrotados pelos babilônios, que destruíram Nínive, sua capital. O texto é uma previsão dessa destruição.
1ª Leitura
Vejam sobre os montes os passos de um mensageiro que anuncia a paz: «Judá, celebre suas festas, cumpra seus votos, porque o iníquo nunca mais atravessará você; ele foi totalmente destruído». O Senhor restaura a vinha de Jacó, e também a vinha de Israel, pois os ladrões a tinham depredado e até os brotos lhe haviam arrancado. Contra você avança um destruidor! Guarde o quartel, vigie o caminho, aperte o cinto, reúna todas as suas forças. Ai da cidade sanguinária e traidora, cheia de rapina, insaciável de despojos! Estalo de relhos, ruído de rodas girando, cavalos a galope, carros que pulam, potros que empinam, espadas luzindo, lanças que faíscam! Multidões de feridos, montão de cadáveres, corpos sem conta, tropeça-se nos cadáveres. Jogarei sobre você a desonra, vou fazê-la passar vergonha, farei do seu caso um exemplo. Então, qualquer um que vir você fugirá dizendo: «Nínive está arrasada! Quem terá compaixão dela? Onde encontrar quem a console?» (Na 2,1.3;3,1-3.6-7)
Salmo ou Hino
A Mim pertencem a vingança e a represália, porque o seu destino futuro se aproxima. Sim, o Senhor fará justiça a seu povo. E agora, vejam bem: Eu sou Eu e fora de mim não existe outro Deus. Eu faço morrer e faço viver, e ninguém se livra da minha mão. Sim, Eu levanto a mão para o céu e juro: Tão verdade como Eu vivo eternamente, Eu tomarei vingança do meu adversário e retribuirei àqueles que Me odeiam. (Dt 32,35-36.39-41)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua Vida por causa de Mim, vai encontrá-la. Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua Vida? O que um homem pode dar em troca da sua Vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus Anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta. Eu garanto a vocês: alguns daqueles que estão aqui, não morrerão sem terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino.» (Mt 16,24-28)
Vivendo a Palavra
Não há vida a ser salva para aquele que já possui a Vida – que significa o Espírito de Deus habitando nele. Tudo é dom do Pai Misericordioso e nos foi trazido pelo Cristo Jesus. O Reino de Deus não é uma realidade futura, Vida para depois da morte, mas já está presente em nós, embora ainda não em sua plenitude, enquanto caminhamos seguindo os passos de Jesus de Nazaré, na prática do Amor.
Oração Final
Pai, que és pleno de misericórdia, ajuda-me a assumir com alegria o seguimento de Cristo, levando a minha cruz com gratidão, sempre atento às dificuldades dos companheiros e pronto para ajuda-los na sua caminhada. Dá-me um coração solidário, humilde e agradecido. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.