meu dia em oração
Vamos receber o Espírito Santo com os corações repletos de gratidão
A leitura de hoje mostra que o apóstolo Paulo continuava fabricando tendas para se sustentar. O anúncio da Boa Notícia do Reino e da Pessoa de Jesus ressuscitado dava sabor e sentido à normalidade de sua vida. Assim também deve ser a vivência da nossa Esperança: um labor produtivo e eficaz, iluminado pela Fé.
1ª Leitura
A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Encontrou aí um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabara de chegar da Itália com sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. E como eram da mesma profissão – fabricantes de tendas -, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: «Vocês são responsáveis pelo que acontecer. Não tenho nada a ver com isso. De agora em diante, vou me dirigir aos pagãos.» Então Paulo foi para a casa de um pagão adorador do Deus único, certo Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo. (At 18,1-8)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo Lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua Justiça às nações. Lembrou-Se do seu Amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
Jesus continuou suas palavras de despedida: «Daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver.» Alguns discípulos comentaram: «O que Ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver’? E ainda: ‘Eu vou para o Pai’?» E diziam: «Que significa esse ‘um pouco’? Não compreendemos o que Ele quer dizer.» Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: «Vocês estão discutindo porque Eu falei: ‘Daqui a pouco vocês não Me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês Me tornarão a ver’? Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em Alegria.» (Jo 16,16-20)
Vivendo a Palavra
As palavras de Jesus começavam a se tornar incompreensíveis para os Apóstolos. Eles queriam fazer perguntas e se angustiavam. O que significaria ‘deixar de ver’ e ‘tornar a ver’? Quem transforma nossas angústias em alegria é o Espírito Santo. Preparemo-nos para recebê-Lo em nossos corações e festejá-Lo cheios de gratidão.
Oração Final
Pai querido, nós Te agradecemos pelo Espírito que nos envias. Ele é a Luz que nos guia na busca do Caminho, da Verdade e da Vida – o teu Verbo Criador que se fez humano em Jesus de Nazaré. Mantém-nos abertos e receptivos aos ensinamentos recebidos, nós te pedimos, amado Pai, pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.