meu dia em oração
Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza
A missão de Jesus é a missão da Igreja: anunciar a Boa Notícia do Reino do Pai a toda criatura. Na primeira leitura, o Livro de Samuel relata o chamado do Senhor ao jovem Profeta. O chamado vem sempre ligado à missão. Também é assim para nós, a Igreja de hoje.
1ª Leitura
O menino Samuel servia a Javé, sob as ordens de Eli. A palavra de Javé se manifestava raramente nesse tempo e as visões não eram frequentes. Certo dia, Eli estava deitado em seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e ele já não podia enxergar. A lâmpada do santuário ainda não tinha sido apagada e Samuel estava deitado no santuário de Javé, onde se encontrava a arca de Deus. Javé chamou: «Samuel, Samuel». Ele respondeu: «Estou aqui». Ele foi correndo para junto de Eli e disse: «Estou aqui. O senhor me chamou?» Eli respondeu: «Não, eu não chamei você. Vá se deitar». Samuel foi se deitar, e Javé o chamou outra vez. Samuel se levantou, foi até onde Eli estava, e lhe disse: «Estou aqui. O senhor me chamou?» Eli respondeu: «Não chamei você, meu filho. Vá se deitar». Samuel ainda não conhecia Javé, e a palavra de Javé ainda não lhe tinha sido revelada. Javé tornou a chamar Samuel pela terceira vez. Samuel se levantou, foi onde Eli estava, e lhe disse: «Estou aqui. O senhor me chamou?» Então Eli percebeu que era Javé quem estava chamando o menino. E disse a Samuel: «Vá e fique deitado. Se alguém chamar você de novo, diga: ‘Fala, Javé, que o teu servo escuta’». E Samuel foi se deitar no seu lugar. Javé se apresentou e o chamou como antes: «Samuel, Samuel». Então Samuel respondeu: «Fala, que o teu servo escuta». Samuel crescia, e Javé estava com ele. Nenhuma das palavras que Javé lhe disse deixou de se cumprir. E todo o Israel, desde Dã até Bersabeia, ficou sabendo que Samuel era um profeta confirmado por Javé. (1Sm 3,1-10.19-20)
Salmo ou Hino
Esperei ansiosamente pelo Senhor. Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito. Feliz é o homem que confia no Senhor! Quantas maravilhas realizaste, Senhor meu Deus! Anunciei a tua justiça na grande assembleia. Senhor, não negues tua compaixão por mim. Exultem e alegrem-se contigo, todos aqueles que te buscam! Tu és o meu auxílio e salvação. (Sl 40,2.5.7-10)
Evangelho do dia
Saíram da sinagoga e foram logo para a casa de Simão e André, junto com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo eles contaram isso a Jesus. Jesus foi para onde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar. Então a febre deixou a mulher e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que estavam possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu na frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de vários tipos de doença e expulsou muitos demônios. Os demônios sabiam quem era Jesus, e por isso Jesus não deixava que eles falassem. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram atrás de Jesus e, quando o encontraram, disseram: «Todos estão te procurando.» Jesus respondeu: «Vamos para outros lugares, às aldeias da redondeza. Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim.» E Jesus andava por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios. (Mc 1,29-39)
Vivendo a Palavra
Marcos, em seu estilo simples e objetivo, descreve cenas da vida cotidiana de Jesus: a convivência familiar com os discípulos e numerosas curas realizadas no exercício da sua Missão: “Pregar o Evangelho nos outros lugares, pois foi para isso que eu vim”. Esta é também a missão da Igreja, que hoje somos nós. O papa Francisco sonha com uma ‘Igreja em saída’, não com um grupo preguiçoso, acomodado e satisfeito com o já realizado.
Oração Final
Pai Santo, Tu, que nos chamaste para seguir teu Filho, dá-nos a consciência de nossa Missão e bastante ousadia para proclamar com a vida e, quando for oportuno, com palavras a chegada do Teu Reinado de Amor em nós e entre nós. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.