meu dia em oração
Vamos cultivar nossa fé com carinho e gratidão, em silêncio e oração
Isaías profetiza o tempo messiânico: o dia em que os surdos ouvirão, os olhos do cego tornarão a ver e os indigentes ficarão felizes porque a eles será anunciado o Reino de Deus. No Natal, lembramos que o nascimento de Jesus concretizou a chegada desse Tempo glorioso. Preparemo-nos para vive-lo com gratidão e alegria!
1ª Leitura
Muito em breve, não será o Líbano transformado em pomar, e o pomar não parecerá um bosque? Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro; e os olhos do cego, libertos da escuridão e das trevas, tornarão a ver. Os pobres voltarão a se alegrar com o Senhor, e os indigentes da terra ficarão felizes com o Santo de Israel. Pois não haverá mais ditador, e aquele que zombava de todos desaparecerá; e todos os que tramam o mal serão eliminados: os que acusam alguém no processo, os que no tribunal fazem armadilha para o juiz e, por um nada, arruínam o justo. Por isso, assim diz o Senhor, Deus da casa de Jacó, Ele que resgatou Abraão: Jacó não ficará envergonhado, seu rosto não ficará pálido, porque vendo o trabalho de minhas Mãos no meio deles, santificará o meu Nome, santificará o Santo de Jacó e temerá o Deus de Israel. Aqueles que haviam perdido a cabeça compreenderão, e aqueles que protestavam hão de aprender a lição. (Is 29,17-24)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo? Uma coisa peço ao Senhor, e só essa procuro: é habitar na Casa de Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu Templo. Na Tenda do Senhor vou cantar, vou tocar em honra do Senhor! Senhor, é a tua Face que eu procuro. Meu pai e minha mãe me abandonaram. O Senhor, porém, me acolhe! Ensina-me o teu Caminho! Guia-me pela vereda plana. Espero ver a bondade do Senhor na Terra dos Vivos. Espere no Senhor, seja firme! Fortaleça seu coração! (Sl 27,1-4.13-14)
Evangelho do dia
Jesus estava na casa de Jairo, onde acabara de ressuscitar a sua filha. Quando saiu dali, dois cegos O seguiram, gritando: «Tem piedade de nós, Filho de Davi.» Jesus chegou em casa, e os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou: «Vocês acreditam que Eu posso fazer isso?» Eles responderam: «Sim, Senhor.» Então Jesus tocou os olhos deles, dizendo: «Que aconteça conforme vocês acreditaram.» E os olhos deles se abriram. Então Jesus lhes ordenou: «Tomem cuidado para que ninguém fique sabendo.» Mas eles saíram, e espalharam a notícia por toda aquela região. (Mt 9,27-31)
Vivendo a Palavra
Mais uma vez Jesus põe em relevo o valor da Fé e nos ensina que é ela que produz o milagre. A Fé é uma sementinha – pequena, como o grão da mostarda – que o Criador planta em cada coração e que devemos cultivar com carinho e gratidão, em silêncio e oração, na certeza de que ela crescerá e se tornará árvore. Será, então, capaz de oferecer frutos suculentos, sombra acolhedora e abrigo para as aves do céu – os nossos irmãos peregrinos.
Oração Final
Pai, nossa alma tem sede e espera em Ti! Dá-nos Fé parecida com a daqueles cegos que foram curados por Jesus de Nazaré. Que nós compreendamos que a Vida é um milagre constante que deve ser acolhido como dádiva do teu Amor. E que não nos calemos, mas partilhemos a nossa gratidão onde quer que estejamos. Por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.