meu dia em oração
Vamos aprender com Cristo a viver e conviver com os nossos irmãos
A Sabedoria se mostra para aqueles que a amam. Ela se revela aos que a desejam. Quem por ela madruga, não terá grande trabalho, pois a encontrará sentada junto à porta da sua casa. Refletir sobre a Sabedoria é a perfeição da inteligência, e quem cuida dela viverá sem preocupações. (Sb 6,12-16)
1ª Leitura
Irmãos, não queremos que vocês ignorem coisa alguma a respeito dos mortos, para não ficarem tristes como os outros, que não têm esperança. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, acreditamos também que aqueles que morreram em Jesus serão levados por Deus em sua companhia. Eis o que declaramos a vocês, baseando-nos na palavra do Senhor: nós, que ainda estaremos vivos por ocasião da vinda do Senhor, não teremos nenhuma vantagem sobre aqueles que já tiverem morrido. De fato, a uma ordem, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, o próprio Senhor descerá do céu. Então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, que estivermos ainda na terra, seremos arrebatados junto com eles para as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares. E então estaremos para sempre com o Senhor. Consolem-se, pois, uns aos outros com essas palavras. (1Ts 4,13-18)
Salmo ou Hino
Ó Deus, minha alma tem sede de Ti, minha carne Te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água. Sim, eu Te contemplava no santuário, vendo o teu Poder e a tua Glória. Teu amor vale mais do que a vida: meus lábios Te louvarão. Quando, no meu leito, eu me lembro de Ti, passo vigílias meditando em Ti, pois Tu foste um socorro para mim, e eu grito de alegria. (Sl 63,2-8)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando aos discípulos: «O Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’. Então as dez virgens se levantaram, e prepararam as lâmpadas. Aquelas que eram sem juízo disseram às prudentes: ‘Deem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As prudentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores e comprar’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós’. Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço’. Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora.» (Mt 25,1-13)
Vivendo a Palavra
O Mestre nos ensina o seu jeito pessoal de viver e conviver. Como Ele, estejamos acordados e vigilantes, para não cairmos em tentação. E sigamos pelo seu Caminho, alegres e confiantes, porque, como o Apóstolo termina sua carta aos tessalonicenses, «então estaremos para sempre com o Senhor.» Consolemo-nos, pois, uns aos outros com essas palavras.
Oração Final
Pai, que és a Fonte da Luz, dá-me sabedoria para manter minha lâmpada provida de óleo. Ensina-me a utilizar os dons e bens que me emprestas, para adquirir tesouros que durem para a Vida Eterna: servindo generosamente aos irmãos, desfrutando com respeito a natureza e dando sempre graças a Ti, amado Pai, por minha vida e pela Fé que me anima. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e meu Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.