meu dia em oração
Vamos anunciar aos irmãos a confiança no amor de Deus
O texto de hoje da Carta de Tiago fala que o amor deve ser eficaz, isto é, “o amor é o que o amor faz e não o que o amor diz”. O apóstolo indica o Caminho do cuidado com o irmão carente, da solidariedade e da compaixão. Este deve ser o nosso Caminho.
1ª Leitura
Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: «Vão em paz, aqueçam-se e comam bastante»; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta. Alguém poderia dizer ainda: «Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé.» Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem! Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor? Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo? Vocês podem perceber que a fé cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita. E assim se cumpriu a Escritura que diz: «Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.» E Abraão foi chamado amigo de Deus. Como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver. (Tg 2,14-24.26)
Salmo ou Hino
Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus Mandamentos! Sua descendência será poderosa, será abençoada. Na sua casa há abundância. Sua justiça permanece sempre. Ele brilha na treva como Luz, Ele é Piedade, Compaixão e Justiça. Feliz quem tem piedade e conduz seus negócios com retidão. A memória do justo é para sempre. (Sl 112,1-6)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus chamou a multidão e os discípulos e lhes disse: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de Mim e da Boa Notícia, vai salvá-la. Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria Vida? Que é que um homem poderia dar em troca da própria Vida? Se alguém se envergonhar de Mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.» E Jesus dizia: «Eu garanto a vocês: alguns dos que estão aqui, não morrerão sem ter visto o Reino de Deus chegar com poder.» (Mc 8,34-9,1)
Vivendo a Palavra
Quando Jesus diz para tomarmos nossa cruz e segui-Lo, Ele nos pede que não cultivemos angústia quanto ao passado e nem ansiedade quanto ao futuro. Que vivamos o presente, inteiros e conscientes de que este tempo que chamamos ‘hoje’ é o único que temos para descobrir e ‘comprar’ o Reino do Pai que já está dentro de nós.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a peregrinar com alegria e leveza pelos caminhos desta terra encantada que nos ofereces. Inspira-nos a anunciar aos irmãos nossa confiança no teu Amor inefável que nos está conduzindo para o Abraço Eterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.