meu dia em oração
Vamos abrir o coração aos simples e humildes
Onde está o pecado de Davi? A metáfora do recenseamento do povo é usada para sinalizar que o Rei depositava sua confiança no poder de seu numeroso exército, não mais na proteção do Senhor. O castigo é pela soberba, pelo orgulho – características tão comuns entre nós, nos dias que correm…
1ª Leitura
Então o rei disse a Joab e aos oficiais do seu exército: «Percorram todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e façam o recenseamento do povo, para que eu saiba quantos são». Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo. Em Israel havia oitocentos mil homens aptos para a guerra, que podiam usar a espada. Em Judá havia quinhentos mil homens. No entanto, Davi ficou preocupado por ter recenseado o povo, e disse ao Senhor: «Cometi um grande pecado! Senhor, perdoa essa maldade do teu servo, pois cometi uma grande loucura!» Quando Davi se levantou de manhã, o Senhor havia transmitido esta mensagem ao profeta Gad, vidente de Davi: «Vá e fale a Davi: Assim diz o Senhor: Proponho a você três coisas; escolha uma, e eu a executarei». Gad foi até ao rei e o informou: «Você prefere três anos de fome no seu país; fugir três meses de seu inimigo que o perseguirá; ou três dias de peste para o seu país? Pense e decida o que devo responder Àquele que me enviou». Davi respondeu a Gad: «Estou numa grande angústia! Em todo caso, acho melhor cair nas mãos do Senhor, pois a misericórdia dele é grande, do que cair na mão dos homens». Então o Senhor enviou a peste sobre Israel, desde essa manhã até o dia marcado. De Dã até Bersabeia, morreram setenta mil homens do povo. O Anjo estava já com a mão estendida sobre Jerusalém para destruí-la, quando o Senhor se arrependeu desse mal, e disse ao Anjo que estava exterminando o povo: «Chega! Agora retire a mão». O Anjo do Senhor estava junto à eira de Areúna, o jebuseu. Vendo o Anjo que exterminava o povo, Davi disse ao Senhor: «Fui eu que pequei. Eu sou o culpado. Que fizeram estas ovelhas? Que a tua mão caia sobre mim e sobre minha família». (2Sm 24,2.9-17)
Salmo ou Hino
Feliz aquele cuja ofensa é absolvida, o homem a quem o Senhor não aponta delito. Confessei a Ti o meu pecado: «Vou ao Senhor confessar a minha culpa!» E Tu absolveste o meu delito. Por isso, que todo fiel suplique a Ti no tempo da angústia: se as águas caudalosas transbordarem, jamais o atingirão. Tu és o meu refúgio e me envolves com cantos de libertação. (Sl 32,1-2.5-7)
Evangelho do dia
Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: «De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E Jesus ficou admirado com a falta de fé deles. Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos povoados. (Mc 6,1-6)
Vivendo a Palavra
Em contraposição ao rei Davi, que se orgulhava do poder de seu exército, aparece um Homem Simples – o Filho de Maria… Ele estava possuído pelo Espírito Santo e anunciava ao povo a Boa Notícia de que o Reino do Céu já está bem perto de nós, com os seus sinais: a Cura dos doentes, a Libertação dos cativos e a Sabedoria dos puros de coração.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos da tentação de julgar o irmão por sua aparência. Que o nosso coração esteja aberto e receptivo, especialmente para os simples e humildes – que são a morada preferencial da Sabedoria e da Compaixão. Nós Te pedimos, amado Pai, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.