meu dia em oração
Tudo posso naquele que me fortalece
O Senhor vai preparar neste monte, para todos os povos, um banquete de carnes gordas, de vinhos refinados. O Senhor enxugará as lágrimas de todos. Nesse dia se dirá: «Vejam o nosso Deus! É nele que esperávamos: celebremos a sua Salvação». (Is 25,6-10a)
1ª Leitura
O Senhor é o meu pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. Sim, felicidade e Amor me acompanham todos os dias da minha vida. (Sl 23,1-6)
Salmo ou Hino
Aprendi a viver na necessidade e aprendi a viver na abundância; estou acostumado a toda e qualquer situação: viver saciado e passar fome, ter abundância e passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Entretanto, vocês fizeram bem, tomando parte na minha aflição. O meu Deus, por sua vez, atenderá com grandeza a todas as necessidades de vocês, conforme a riqueza dele em Jesus Cristo. Ao nosso Deus e Pai seja dada a Glória para sempre. Amém. (Fl 4,12-14.19-20)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus voltou a falar em parábolas aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. Ele dizia: «O Reino do Céu é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Falem aos convidados que eu já preparei o banquete, os bois e animais gordos já foram abatidos, e tudo está pronto. Que venham para a festa’. Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro foi fazer os seus negócios, e outros agarraram os empregados, bateram neles, e os mataram. Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles. Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereceram. Portanto, vão até as encruzilhadas dos caminhos, e convidem para a festa todos os que vocês encontrarem’. Então os empregados saíram pelos caminhos, e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí alguém que não estava usando o traje de festa. E lhe perguntou: ‘Amigo, como foi que você entrou aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem os pés e as mãos desse homem, e o joguem fora na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes’. Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos.» (Mt 22,1-14)
Vivendo a Palavra
O convite está feito também para nós. O banquete foi preparado. Qual tem sido a nossa reação? Estamos nos aprontando para comparecer à grande festa e cuidando da nossa veste nupcial? Ou estamos absorvidos pelas seduções passageiras oferecidas pela sociedade de consumo, distraídos pela ganância por riquezas, prazeres e poder?
Oração Final
Pai querido, faze-nos conscientes de que a nossa felicidade é estar junto a Ti em teu Reino de Amor todos os dias da nossa vida. E mais do que tudo, dá-nos a certeza de que o que somos ou temos é dom do teu Amor e, por isto, deve ser posto a serviço dos irmãos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.