meu dia em oração
Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo
O Salmo e o Profeta prenunciam a grande mudança concretizada por Jesus: a Lei escrita na pedra foi substituída pela Lei gravada nos corações. Não mais sacrifícios e holocaustos, mas espíritos contritos, em busca da justiça e da paz entre todos os homens.
1ª Leitura
Eis que chegarão dias – oráculo de Javé – em que eu farei uma aliança nova com Israel e Judá: Não será como a aliança que fiz com seus antepassados, quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito; aliança que eles quebraram, embora fosse eu o Senhor deles. A aliança que eu farei com Israel depois desses dias é a seguinte: Colocarei minha lei em seu peito e a escreverei em seu coração; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar a seu próximo ou ao seu irmão, dizendo: «Procure conhecer a Javé». Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão. Pois eu perdoo suas culpas e esqueço seus erros. (Jr 31,31-34)
Salmo ou Hino
Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova um espírito firme. Não me rejeites, não retires de mim teu santo espírito. Devolve-me o júbilo da tua salvação. Vou ensinar teus caminhos aos culpados. Pois tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. Um coração contrito tu não o desprezas. (Sl 51,12-15.18-19)
Evangelho do dia
Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. E Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém, e sofrer muito da parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos doutores da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Então Pedro levou Jesus para um lado, e o repreendeu, dizendo: «Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!» Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: «Fique longe de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, porque não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens!» (Mt 16,13-23)
Vivendo a Palavra
A tentação veio a Jesus por intermédio de Pedro: «Que isso nunca te aconteça, Senhor!» O Mestre recusou com energia. Também conosco é assim: somos tentados a escolher estradas amplas e confortáveis, esquecendo-nos de que são estreitas as portas e ásperos os caminhos que nos levarão ao Reino do Pai.
Oração Final
Pai Santo, os obstáculos que encontramos na estrada da vida nos tentam a buscar caminhos mais suaves. Dá-nos, Pai querido, força e coragem para seguir o exemplo do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão. Por Ele, que mesmo sofrendo o abandono e a injustiça dos homens, viveu fazendo o bem a todos e agora, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.