meu dia em oração
Trocam a Palavra de Deus pela tradição que criam
Ouvimos a oração de Salomão no Templo. Naquela construção o Rei colocou todo o seu amor, poder e riquezas. Mas sabia bem que o Senhor transcende a qualquer limite humano: «Senhor, se não cabes no mais alto dos céus, muito menos neste Templo que construí.»
1ª Leitura
Salomão ficou em pé diante do altar de Javé, na presença de toda a assembleia de Israel. Estendeu as mãos para o céu, e disse: «Javé, Deus de Israel, não existe nenhum deus como tu, seja lá no alto do céu, seja cá embaixo na terra. Tu és fiel à aliança e ao amor para com teus servos que caminham de todo o coração na tua presença. Será possível que Deus habite na terra? Se não cabes no céu e no mais alto dos céus, muito menos neste Templo que construí. Atende à oração e à súplica do teu servo, ó Javé meu Deus! Ouve o clamor e a prece que teu servo faz hoje diante de ti. Que teus olhos fiquem abertos dia e noite sobre este Templo, sobre este lugar onde quiseste que teu Nome habitasse. Ouve a prece que teu servo fará neste lugar. Ouve as súplicas do teu servo e do teu povo Israel, quando rezarem neste lugar. Escuta de tua morada no céu. Escuta e perdoa.» (1Rs 8,22-23.27-30)
Salmo ou Hino
Como são desejáveis tuas moradas! Minha alma suspira pelos átrios do Senhor. Até o pássaro encontrou uma casa, onde põe seus filhotes: os teus altares, meu Deus! Felizes os que habitam em tua casa: eles te louvam sem cessar. Mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. Prefiro o umbral da casa de Deus do que a tenda dos injustos. (Sl 84,2-5.10-11)
Evangelho do dia
Os fariseus e alguns doutores da Lei foram de Jerusalém e se reuniram em volta de Jesus. Eles viram então que alguns discípulos comiam pão com mãos impuras, isto é, sem lavar as mãos. Os fariseus, assim como todos os judeus, seguem a tradição que receberam dos antigos: só comem depois de lavar bem as mãos. Quando chegam da praça pública, eles se lavam antes de comer. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os doutores da Lei perguntaram então a Jesus: «Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem pão sem lavar as mãos?» Jesus respondeu: «Isaías profetizou bem sobre vocês, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. Não adianta nada eles me prestarem culto, porque ensinam preceitos humanos’. Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.» E Jesus acrescentou: «Vocês são bastante espertos para deixar de lado o mandamento de Deus a fim de guardar as tradições de vocês. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honre seu pai e sua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. Mas vocês ensinam que é lícito a alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vocês poderiam receber de mim é Corbã, isto é, consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vocês esvaziam a Palavra de Deus com a tradição que vocês transmitem. E vocês fazem muitas outras coisas como essas.» (Mc 7,1-13)
Vivendo a Palavra
Os regulamentos criados pelo homem são numerosos, complicados e pesados. A Lei do Senhor é simples – tão simples que nos custa muito compreendê-la – e leve, muito leve: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a nós mesmos – ou, traduzindo em linguagem mais direta: Viva plenamente e ajude o irmão a viver! Como Jesus ensinou.
Oração Final
Pai Santo, a Vida que nos ofereces flui com natural simplicidade, mas nós teimamos em complicá-la. Dá-nos, Pai amado, discernimento e coragem para aceitarmos a vida como ela é e levarmos nossa existência seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez um de nós, viveu fazendo o bem e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.